Segurança Pública investe em tecnologia e valorização da GCM

Um dos destaques é o projeto Smart Rio Preto, que prevê a instalação de 3 mil câmeras inteligentes

A valorização dos agentes da GCM também tem sido prioridade
12 de Maio de 2025 - 13h35

Nos primeiros cem dias de gestão, a Secretaria de Segurança Pública de Rio Preto iniciou um processo de transformação estrutural, com foco na modernização tecnológica, na valorização da Guarda Civil Municipal (GCM) e na integração entre as forças de segurança.

Um dos principais marcos é o projeto Smart Rio Preto, que prevê a instalação de 3 mil câmeras inteligentes pela cidade, com tecnologias como reconhecimento facial e leitura de placas de veículos. As informações serão compartilhadas entre todas as forças de segurança, promovendo um sistema integrado de proteção à população.

A valorização dos agentes da GCM também tem sido prioridade. A secretaria lançou um plano de reconhecimento dos méritos, com iniciativas como a passagem de comando, a eleição do GCM do mês e o destaque para ocorrências relevantes. Investiu também em capacitação contínua, com cursos, Estágios de Qualificação, Testes de Aptidão Física (TAF) e treinamentos de tiro anual.

Entre as melhorias estruturais, estão em curso a compra de fardamentos para toda a tropa, inclusive para os novos guardas que se formarão ainda este ano, e a aquisição de smartphones para registro eletrônico de ocorrências. A integração ao sistema SIOPM também permitirá o registro informatizado de ocorrências, sem custos ao município.

Na área de armamento, 40 guardas já foram habilitados ao uso de armas de fogo, e a meta é que toda a corporação operacional esteja apta até junho. Além das 182 armas existentes, a secretaria está adquirindo mais 68 unidades, garantindo o armamento individual dos agentes.

Outras iniciativas importantes:

Expedição de identidades funcionais com porte de arma incluso e validade indeterminada.
Incorporação do RETP (Regime Especial de Trabalho Policial) no salário base, como etapa necessária para implantar as Diárias Especiais, e que também gerará melhoria da remuneração dos GCM.
Implementação das Diárias Especiais (DESE, DEAS e DEAC), com remuneração para GCMs que atuarem voluntariamente em dias de folga, de forma a aumentar a presença da instituição nas ruas.
Exames periódicos anuais para todos os guardas civis municipais, com consultas e exames laboratoriais em parceria com a Secretaria de Saúde, o que demonstra o alinhamento entre as Secretarias Municipais.
A Secretaria também trabalha na reformulação da Lei da GCM, visando a estabelecer o plano de carreira, de forma a criar requisitos para cargos de comandos, critérios objetivos para promoções, regulamentando comendas por ato de bravura, e propondo alterações nos critérios de concurso público.

Por fim, diante da precariedade da frota da GCM encontrada ao início da gestão — com parte dos veículos em uso há mais de 12 anos —, foi iniciado um plano de reestruturação e modernização, com proposta de locação de viaturas elétricas tipo SUV, aliando economia, eficiência e sustentabilidade. A meta é alcançar um total de 50 viaturas operacionais.

Com essas ações, a Secretaria de Segurança Pública reafirma seu compromisso com uma cidade mais segura, com foco em tecnologia, valorização do servidor e gestão inteligente dos recursos públicos.