Prefeito Dário Saadi apresenta ambiente de negócios de Campinas

Em painel sobre o Estado de São Paulo, Dário Saadi mostrou números que atestam o desenvolvimento

Dário Saadi, que agora também ocupa o cargo de presidente do Conselho da RMC
5 de Maio de 2025 - 13h08

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, apresentou, nesta quinta-feira (3), as principais iniciativas voltadas ao desenvolvimento de Campinas durante o INC – Encontro de Incorporadores do Interior Paulista. Realizado na cidade, o evento chegou à sua 4ª edição com o tema “Interior em Ascensão” e destacou o crescimento da incorporação imobiliária no interior de São Paulo, reunindo especialistas, investidores e representantes do setor.


Dário Saadi, que agora também ocupa o cargo de presidente do Conselho da RMC, dividiu a exposição no painel “São Paulo como Motor do Brasil: Infraestrutura, Economia e Desenvolvimento Imobiliário" com o ex-prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, também ligado ao conselho.

Em sua apresentação, o prefeito destacou o ambiente de negócios de Campinas com o Programa de Ativação Econômica e Social (PAES), incentivos fiscais e o Recomeça, com empréstimos a juros baixos. Ele também mostrou o quanto a cidade está crescendo, citando como exemplos números da área de urbanismo (de 2021 a 2025 foram 8.700 alvarás de execução emitidos, 6.649 Habite-se e 37 loteamentos aprovados) e de economia (29.548 empresas abertas de 2021 a 2024 e 51.321 empregos formais gerados).

“É importante para quem vai empreender saber um pouco sobre quem administra a cidade. O planejamento urbano é fundamental para a gente, um foco importante. Na área de tecnologia, Campinas tem um dos ecossistemas mais completos do Brasil e estamos desenvolvendo várias ações para tornar o ambiente de negócios da cidade ainda mais favorável”, destacou o prefeito.

Planejamento e Urbanismo

Ainda na área de planejamento e urbanismo, o prefeito trouxe os próximos passos como a revisão do Código de Obras, a Implantação da Aprovação Integrada (para incluir Sanasa, Secretaria do Clima, Planejamento e Infraestrutura), revisão da lei de Alvará de Uso e da lei de Uso e Ocupação do Solo.

Ele também abordou o projeto de lei que cria o Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS), em discussão na Câmara Municipal. A área de 17 milhões de metros quadrados abrange o Polo de Alta Tecnologia e a Zona de Expansão, e os campi da Unicamp e PUC-Campinas.

Outros pontos abordados foram a requalificação do centro de Campinas, com várias ações concluídas e outros trabalhos em andamento, e as iniciativas na área do clima. O painel trouxe, ainda, discussões sobre financiamento, tendências, regulamentações e soluções para construção e comercialização de imóveis. A secretária de Urbanismo de Campinas, Carolina Baracat, também marcou presença no evento

O encontro foi promovido pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). O presidente da entidade, Luiz França, afirmou que fica impressionado com os resultados de Campinas, que tem um dos maiores PIBs do Brasil e está entre os 10+ no ranking de arrecadação de impostos. “É um mercado pujante, que deve crescer. No ano passado tivemos um lançamento de R$ 4 bilhões, com vendas também desta ordem”, exemplificou.

No evento, o ex-prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, destacou as conquistas da RMC como um todo, citando como exemplos o projeto do Trem Intercidades (TIC) que será implantado na região, e o radar metropolitano. “Vale a pena investir na RMC, que cresce de maneira ordenada e com qualidade de vida”, testemunhou.