Salvação pela Fé ou pelas obras?

“Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso"

Infelizmente, muitas igrejas cristãs deturpam as escrituras dizendo que basta crer em Jesus para alcançar o céu
10 de Novembro de 2017 - 17h30

Em Romanos lemos: “visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei… (3:20), Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei (3:28), Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça(4:3), e Justificados, pois, mediante a fé (5:1). Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça (4:5)”. Em Tiago é dito: Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente (2:24), e … assim também a fé sem obras é morta (2:26).

O que é correto? Somos justificados pela fé ou pelas obras?

Se analisarmos todo o contexto da epistola (carta) de Tiago, veremos o que ele quis dizer. Se você é realmente um cristão, é preciso que se manifeste algum tipo de obra adequada em você, pois caso contrário, sua fé é falsa. Em 1 João 2:4 achamos a mesma opinião – “Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.”

Infelizmente, muitas igrejas cristãs deturpam as escrituras dizendo que basta crer em Jesus para alcançar o céu, porém, esquecem que a única forma de demonstrar sua crença, é O amando e obedecendo a Seus mandamentos.

Graça é um favor que não foi merecido. Graça é algo bom que é dado, não porque a pessoa que recebe merece, mas porque a pessoa que dá é generosa. Deus nos oferece a salvação de graça. Porém, isso não nos afasta da nossa obrigação de sermos filhos obedientes.
O Senhor Jesus nos disse: “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:48).

Não podemos ser perfeitos na mesma esfera divina que o Pai Celestial, porém, devemos buscar a perfeição em Cristo através de Seus ensinamentos. Se dissermos que Cristo aboliu totalmente a Lei, estamos afirmando que alcançamos a partir da cruz, o direito de fazer o mal, ou seja, transgredir os mandamentos de Deus, (Adulterar, Matar, Mentir, etc). Mas o que nos diz as Escrituras? “Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou” (1 João 2:6) – Será que temos tentado ser realmente imitadores de Cristo para retomarmos aquilo que nos foi dado no princípio da criação divina – “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”, Gênesis 1:26.