Saúde de Rio Preto está mais tecnológica, eficiente e humanizada

Medidas adotadas pela gestão incluem a implantação de tecnologias para otimizar agendamentos

Essas medidas foram essenciais para reduzir o tempo máximo de espera nas UPAS, que caiu em 41%
9 de Maio de 2025 - 14h08

O ano de 2025 começou com desafios significativos na área da Saúde. A epidemia de dengue dos últimos meses de 2024 se intensificou em janeiro, levando ao decreto de emergência em saúde pública, no dia 3. Com a medida, a nova gestão mobilizou esforços para conter a disseminação da doença e ampliar a assistência à população.

Em paralelo, a gestão também voltou sua atenção à investigação de denúncias recebidas sobre possíveis irregularidades nas jornadas de trabalho de profissionais de saúde das unidades de urgência. A seriedade com que a investigação vem sendo feita pela Administração reforça o compromisso assumido pelo prefeito Coronel Fábio Candido e pelo secretário de saúde Rubem Bottas com um sistema de saúde de qualidade, eficiente, transparente e humanizado.

Modernização e ampliação do atendimento

Para modernizar os atendimentos, a Prefeitura tem investido constantemente em tecnologia, visando à otimização de agendamentos e gestão das filas, além de contratar e capacitar novos profissionais para atuação nas unidades do município, com vistas a ampliar os atendimentos.

Tecnologia para uma Telemedicina renovada, com mais equipamentos e mais profissionais, resultando em aumento de 250% nos atendimentos de janeiro e fevereiro de 2025, comparado ao mesmo período de 2024. Tecnologia para informatização do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e para o desenvolvimento de uma ferramenta que apresenta o tempo de espera atualizado para pacientes de baixa gravidade das unidades de urgência do município, garantindo transparência da informação.

Para reforçar os atendimentos da rede municipal, ampliados em 369.082 no primeiro trimestre de 2025, comparado ao primeiro trimestre de 2024, a Prefeitura de Rio Preto contratou 97 profissionais de saúde (de janeiro a março), e ampliou o número de leitos hospitalares em 88, garantindo o suporte adequado a pacientes do SUS.

Essas medidas foram essenciais para reduzir o tempo máximo de espera nas UPAS, que caiu em 41% para atendimento com médico clínico em março de 2025 comparado a março de 2024, e 56% para atendimento com médico pediatra no mesmo período.

Redução também de 14% na fila de espera de exames, a partir do monitoramento de filas de espera e gestão de agenda, e mutirões aos sábados, com oferta de 7,2 mil consultas e exames especializados a mais no Hospital Dia, Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher (Caesm) e Centro Médico de Especialidades (CME).

Mutirões e campanhas estratégicas
Ainda na Atenção Especializada, três ações tiveram destaque nesses cem dias: o mutirão de consultas oftalmológicas, realizado pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Secretaria de Saúde; o inédito mutirão das próteses dentárias e o lançamento da Campanha Passaporte da Saúde.

No Projeto Olhar Solidário, 1.230 crianças passaram por consulta oftalmológica no CME somente no mês de fevereiro. No CEO, cerca de 1,5 mil pacientes passaram por avaliação para recebimento de próteses dentárias, que devem beneficiar mais de mil munícipes.

Já na campanha Passaporte da Saúde, o foco foi agilizar os atendimentos de munícipes com critérios de prioridade para a realização de exames preventivos de câncer de mama e de próstata. Foram entregues duzentos passaportes no mês de março, possibilitando o encaminhamento de pacientes diagnosticados com câncer para tratamento.

Atenção básica e prevenção: pilares da nova gestão

A prevenção e promoção de saúde e bem-estar também são outro compromisso assumido pela gestão, com o objetivo de fortalecer a Atenção Básica, a partir da intensificação de ações de vacinação, mobilização social, ampliação de horários e parcerias com instituições.

A campanha Sábado com Vacina proporciona maior acesso à vacinação, com a abertura de sete unidades básicas no último sábado de cada mês, contribuindo com o fortalecimento da cobertura vacinal na cidade. Na imunização contra dengue, houve aumento de 16% da cobertura vacinal de primeira dose no primeiro trimestre do ano.

Sábado com vacina também no Centro de Controle Zoonoses (CCZ), que funciona pelo menos dois sábados por mês, para ampliar a vacinação antirrábica e as avaliações de leishmaniose e esporotricose.

Além disso, as UBSs oferecem consultas, procedimentos e vacinação em horários estendidos um dia do mês – os mutirões noturnos. Três unidades — Solo Sagrado, João Paulo II/Jaguaré e agora São Deocleciano — já funcionam de segunda a sexta-feira em horário estendido: a primeira até às 20h, e as demais até às 19h.

O abastecimento de medicamentos também recebeu atenção especial, garantindo a entrega regular e a manutenção dos estoques. No primeiro trimestre, foram registrados 32.528 atendimentos a diabéticos, com a distribuição de 2.710.499 unidades de medicamentos e insumos, incluindo aqueles utilizados em bombas de insulina.