137ª Festa do Cururuquara reuniu apresentações de grupos de samba

A celebração teve oração, procissão, missa e apresentações de alguns dos grupos de samba de bumbo

O Samba de Bumbo Paulista foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil
24 de Maio de 2024 - 09h59

A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu no sábado, 18 de maio, a 137ª edição da Festa do Cururuquara, uma das mais antigas do Brasil, no Largo das Palmeiras. A celebração teve oração, procissão, missa e apresentações de alguns dos grupos de samba de bumbo mais tradicionais do Estado de São Paulo, entre eles, Treze de Maio (Santana de Parnaiba), Samba de Roda da Dona Aurora (Vinhedo), Samba Nestão Estevam (Campinas), Samba Lenço (Mauá) e Samba de Bumbo de Itu.

“Pra nós é muito importante essa festa, sempre foi feita. E mesmo muito antigamente a Prefeitura de Santana de Parnaíba já ajudava, mas agora a gente tem mais barracas, segurança, ambulância se precisar, graças à prefeitura”, relata Eny Soares, sobrinha da família mais tradicional do Cururuquara e mestra do Grupo Treze de Maio.

A festa é realizada em terras parnaibanas há mais de um século, no local onde os escravizados plantaram quatro palmeiras no dia 13 de maio de 1888 (sendo que duas permanecem no local até hoje). A comemoração é em homenagem à Abolição da Escravatura no Brasil.