Osasco prepara nova Central de Operações Integradas de Segurança

A próxima fase de implantação prevê a utilização do sistema Detecta, aplicativo que auxilia as ações

A inauguração da Central está prevista para a primeira quinzena de novembro
23 de Outubro de 2017 - 10h20

O prefeito de Osasco, Rogério Lins, visitou, na tarde de sexta-feira, 20 de outubro, as obras da Central de Operações Integradas de Segurança Pública. O Centro é o primeiro da cidade e funcionará em parceria com as polícias Civil e Militar, além da Guarda Civil Municipal (GCM).

A Central conta uma estrutura de 20 monitores interligados às câmeras de monitoramento que já estão estão sendo instaladas pela cidade, em alguns pontos estratégicos, nessa primeira fase. A ideia é cobrir Osasco inteira. "Essa importante ferramenta traz tecnologia de primeiro mundo para combater a criminalidade em Osasco", disse o prefeito.

A próxima fase de implantação prevê a utilização do sistema Detecta, aplicativo que auxilia a ação de monitoramento. "Com o Detecta, quando um veículo produto de roubo ou furto passar por uma dessas câmeras inteligentes, um alarme é disparado na Central e imediatamente a polícia é acionada", explicou Lins.

A inauguração da Central está prevista para a primeira quinzena de novembro. Antes disso, Lins esteve na Policlínica da Zona Norte, em visita de rotina, e acompanhou as obras que possibilitarão a implantação de um laboratório na unidade. De acordo com José Carlos Vido, a iniciativa desafogará o laboratório da Casa da Mulher. "Exames como espermogramas que hoje são coletados na Casa da Mulher passarão a ser feitos aqui. Hoje, são feitos cercas de 300 atendimentos no laboratório de lá [da Casa da Mulher]. Com essa obra, a capacidade de atendimento passa a ser de 500 a 600 por dia".

O novo laboratório deve começar a atender em cerca de 30 dias. O secretário de Governo, Gelso de Lima, acompanhou ambas as visitas. Na Central de Monitoramento, além dele estavam também o secretário de Segurança e Controle Urbano, Valdeci Magdanelo, e os vereadores Josias da Juco e Ralfi Silva.