Presidente Lula se reúne com a primeira-ministra de Barbados

Após participar como convidado da 46º Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (CARICOM), nesta quarta-feira (28/2), em Georgetown, capital da Guiana, o presidente Luiz Inácio Inácio Lula da Silva teve uma reunião com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley. Foi o terceiro encontro entre os dois lÃderes desde a posse do presidente brasileiro no ano passado – eles também se reuniram em Buenos Aires, em janeiro de 2023, e em Paris, em julho.
Todos os ministros que viajaram com o presidente Lula na delegação nacional para a Guiana participaram da reunião: SÃlvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Renan Filho (Transportes), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento).
No encontro desta quarta-feira, Lula e Mottley conversaram sobre vários temas de interesse dos dois paÃses, como a Iniciativa de Bridgetown de reforma do sistema financeiro global para enfrentamento das mudanças climáticas.
O nome da iniciativa homenageia a capital de Barbados e, em sÃntese, busca reformar principalmente mecanismos multilaterais, como o Banco Mundial e o Fórum Econômico Mundial (FMI), e estabelecer um novo pacto sobre como os paÃses ricos ajudarão os paÃses pobres a enfrentar e se adaptar à s mudanças climáticas.
O presidente do Brasil e a primeira-ministra de Barbados debateram também a questão do sistema financeiro global e a necessidade de maior prazo de financiamento para os paÃses de renda baixa e média.
Os dois lÃderes discutiram ainda a possibilidade de ligação aérea entre Barbados e o Norte do Brasil. De Manaus e Boa Vista, a viagem de avião teria duração de 90 minutos. O ministro SÃlvio Costa Filho se comprometeu em avançar na busca por uma solução no tema.
Outros assuntos abordados na reunião foram a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA) em novembro de 2025, e a cooperação na pesquisa marinha entre a costa do Brasil e o Caribe. Mottley cumprimentou o presidente Lula por sua voz global na questão do financiamento e preservação ambiental.
Foto: Ricardo Stuckert / PR