Operação Voltando em Paz retira 1.135 brasileiros do conflito no Oriente Médio
A operação Voltando em Paz alcançou nesta quarta-feira, 18 de outubro, o número de 1.135 brasileiros repatriados desde a cidade israelense de Tel Aviv, em meio ao conflito no Oriente Médio. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, fez um balanço da iniciativa, considerada a maior do tipo da história do paÃs, durante uma coletiva de imprensa no Palácio Itamaraty, em BrasÃlia, ao lado do ministro da Defesa, José Mucio, e do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno
Vieira recordou que a operação teve inÃcio em 8 de outubro, dia seguinte ao ataque terrorista do Hamas a Israel. A embaixada brasileira em Tel Aviv começou a cadastrar brasileiros interessados na repatriação e a avaliar os desafios logÃsticos para garantir que todos os cidadãos brasileiros conseguissem chegar a Tel Aviv, definida como porta de saÃda principal para os repatriados. Os esforços contaram com participação da Força Aérea Brasileira (FAB), de servidores das embaixadas também no Egito e na representação brasileira em Ramala.
"É a maior operação de retirada de brasileiros de uma zona de conflito", resumiu o chanceler. Para ele, o esforço do governo garantiu uma atuação rápida e ajudou a trazer os brasileiros com segurança. "Essa operação foi acompanhada e monitorada desde o primeiro momento pelo presidente Lula, que recebia diariamente informações sobre a evolução dos voos e as condições dos brasileiros a serem repatriados". Voos operados pela FAB deixaram Tel Aviv nos dias 10, 11, 12, 13, 14 e 18, transportando, além das 1.135 pessoas, dezenas de animais de estimação dessas famÃlias.