Operação Voltando em Paz retira 1.135 brasileiros do conflito no Oriente Médio

Ação conjunta do governo permitiu trazer, em menos de 15 dias, 1.135 brasileiros da guerra entre Hamas

Esta foi a maior operação de retirada de brasileiros de uma zona de conflito
20 de Outubro de 2023 - 11h04

A operação Voltando em Paz alcançou nesta quarta-feira, 18 de outubro, o número de 1.135 brasileiros repatriados desde a cidade israelense de Tel Aviv, em meio ao conflito no Oriente Médio. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, fez um balanço da iniciativa, considerada a maior do tipo da história do país, durante uma coletiva de imprensa no Palácio Itamaraty, em Brasília, ao lado do ministro da Defesa, José Mucio, e do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno

Vieira recordou que a operação teve início em 8 de outubro, dia seguinte ao ataque terrorista do Hamas a Israel. A embaixada brasileira em Tel Aviv começou a cadastrar brasileiros interessados na repatriação e a avaliar os desafios logísticos para garantir que todos os cidadãos brasileiros conseguissem chegar a Tel Aviv, definida como porta de saída principal para os repatriados. Os esforços contaram com participação da Força Aérea Brasileira (FAB), de servidores das embaixadas também no Egito e na representação brasileira em Ramala.

"É a maior operação de retirada de brasileiros de uma zona de conflito", resumiu o chanceler. Para ele, o esforço do governo garantiu uma atuação rápida e ajudou a trazer os brasileiros com segurança. "Essa operação foi acompanhada e monitorada desde o primeiro momento pelo presidente Lula, que recebia diariamente informações sobre a evolução dos voos e as condições dos brasileiros a serem repatriados". Voos operados pela FAB deixaram Tel Aviv nos dias 10, 11, 12, 13, 14 e 18, transportando, além das 1.135 pessoas, dezenas de animais de estimação dessas famílias.