Lula e Joe Biden firmam pacto histórico pelos direitos do trabalho

Iniciativa dos presidentes do Brasil e Estados Unidos visa valorizar empregos dignos nos dois países

Biden alinhou-se ao pensamento de Lula ressaltando que os trabalhadores conquistem melhores remunerações
22 de Setembro de 2023 - 10h44

“Quando eu era criança, na minha casa, meu pai tinha uma expressão. Ele dizia que um emprego é muito mais do que simplesmente um contracheque. É uma questão de dignidade, respeito. De poder olhar no olho do seu filho e dizer: ‘Vai dar tudo certo”. “As pessoas que acreditam que sindicato fraco vai fazer com que o empresário ganhe mais, que o país fique melhor, estão enganadas. Não há democracia sem sindicato forte porque o sindicato é efetivamente quem fala pelo trabalhador para tentar defender os seus direitos”.

As duas frases, a primeira dita pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a segunda pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sintetizam um momento classificado como histórico pelo líder brasileiro nesta quarta-feira (19): o lançamento conjunto entre Brasil e Estados Unidos da Parceria pelo Direito dos Trabalhadores e Trabalhadoras, em Nova York.

Lula e o presidente norte-americano conclamaram as lideranças do mundo a unirem-se ao Brasil e aos Estados Unidos. “Esse anúncio é um convite para que todos os líderes globais e organizações trabalhistas se juntem a nós e se comprometam com um futuro melhor para todos os trabalhadores no mundo inteiro, para que eles sejam tratados com dignidade e respeito”, disse Biden.