Lula defende inclusão social e defesa da Amazônia durante encontro do G7

Segundo Lula, o desenvolvimento da Amazônia passa pela necessidade de inclusão social e econômica

Lula levou para o encontro do G7 a urgência de representatividade dos países mais pobres nas decisões globais
2 de Junho de 2023 - 14h30

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fez um balanço da participação brasileira na Cúpula do G7, em Hiroshima, no Japão. Além de cumprir a agenda oficial do G7, Lula participou de 10 reuniões bilaterais com chefes de Estado e de Governo, e manteve encontro com alguns dos principais empresários japoneses, conhecidos como “notáveis”, durante os três dias em que permaneceu no país

O presidente também teve conversas com líderes dos Estados Unidos, Coreia do Sul e Reino Unido, além de representantes da União Europeia (UE), Organização Mundial do Comércio (OMC), da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com o presidente, o desenvolvimento da Amazônia passa pela necessidade de inclusão social e econômica das pessoas que vivem na região. “O que nós queremos é entender que na Amazônia vivem 20 milhões de pessoas, e essas pessoas têm o direito de viver, de trabalhar e de comer, de ter acesso aos bens materiais que todos queremos ter”, ponderou. “O Brasil vai assumir seu compromisso de desmatamento zero na Amazônia até 2030. O Brasil está fazendo uma transição energética muito profunda”, afirmou.