Barueri investe no Teste Rápido de HIV/Sífilis

O teste é gratuito, totalmente sigiloso e requer apenas uma gota de sangue retirada no dedo

O teste é gratuito, totalmente sigiloso e requer apenas uma gota de sangue retirada no dedo
13 de Setembro de 2017 - 20h52

A secretaria de Saúde de Barueri estipulou uma meta ousada para que 100% das Unidades Básicas de Saúde realizem gratuitamente o teste rápido de HIV/Sífilis, até o final do ano. Isso será possível após enfermeiros, psicólogos e terapeutas ocupacionais da rede participarem de um curso durante quatro semanas, específico para este procedimento.

Atualmente, as unidades realizam o teste convencional, mas o rápido está disponível apenas em alguns postos. “Esse é um grande ganho, porque nem todo município consegue, não é fácil realmente”, diz o Coordenador do Programa HIV/Aids, Reinildo de Souza. De acordo com dados de 2015 do Ministério da Saúde, 87% das pessoas que vivem com HIV no Brasil já foram diagnosticadas; dessas, 64% já estão em tratamento.

“O teste rápido ajuda a diminuir o índice de pacientes soropositivos, as infecções tardias que vêm a ocorrer, as infecções oportunistas, além de melhorar o fluxo da qualidade da saúde dos pacientes e diminuir a demanda de internações”, detalha a enfermeira Keli Cristina dos Santos.