Defesa Civil faz 47 anos e presta homenagem a agentes que socorreram vítimas das chuvas

O evento contou com uma série de homenagens aos profissionais que apoiaram as vítimas das chuvas

Governador Tarcísio de Freitas, primeira-dama e secretários também foram agraciados com honraria da instituição
18 de Abril de 2023 - 16h54

O Governo de São Paulo promoveu nesta segunda-feira (17) uma solenidade em celebração aos 47 anos de atuação da Defesa Civil do Estado. A cerimônia teve a participação do governador Tarcísio de Freitas e da primeira-dama do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas e contou com uma série de homenagens e agradecimentos aos profissionais e voluntários que atuaram nas grandes operações de apoio a vítimas das chuvas em São Sebastião, além de um resgate na região de Sorocaba e da missão humanitária enviada à Turquia após um terremoto devastador no início do ano.

Durante o evento, Tarcísio recebeu a Medalha Defesa Civil, juntamente com a Primeira-dama Cristiane Freitas e o vice-governador Felicio Ramuth, entre outros homenageados. A honraria simboliza a relevância da Defesa Civil no combate às consequências nocivas de eventos desastrosos e na prestação de socorro e assistência às populações atingidas.

O governador enalteceu os esforços e a atuação da Defesa Civil nas chuvas do Litoral Norte. Tarcísio afirmou que o estado vai investir em tecnologia e pessoal para avançar nas ações de prevenção da instituição.

“Vamos entregar radares para o planalto e litoral, contratar mais profissionais e aumentar os nossos sistemas de alarmes com mais tecnologia. Quanto mais preciso for as nossas previsões, estaremos um passo à frente para salvar vidas. Vamos continuar a entregar mapas de riscos aos municípios e equipamentos para o enfrentamento. Para melhorar ainda mais a nossa capacidade de resposta”, disse o governador.

A atuação da Defesa Civil em 2023 foi ainda mais importante com o trabalho de resgate e salvamento após as chuvas extremas no Litoral Norte durante o carnaval. O maior temporal já registrado no país deixou um rastro de mortes e destruição em São Sebastião, mas a resposta do Governo de São Paulo ajudou a retirar mais de mil pessoas das áreas de risco, ação em que os agentes da Defesa Civil foram decisivos para proteger vidas e auxiliar a cidade a restabelecer serviços essenciais.

Poucas semanas antes, a Defesa Civil do Estado enviava à Turquia dois oficiais com experiência em atendimento em crises humanitárias para buscas e resgates de vítimas do terremoto, que também atingiu parte da Síria. Os agentes paulistas se juntaram a outros 38 profissionais brasileiros que também ajudaram a instalar a população afetada pelos tremores em abrigos e na distribuição de água, alimentos e medicamentos.

As inovações para resposta a grandes catástrofes e prevenção de acidentes também fazem parte do cotidiano da Defesa Civil de São Paulo. A instituição está elaborando e implementando uma série de medidas emergenciais e também de longo prazo para mitigar impactos de desastres. Um grupo de trabalho atua na modernização do sistema de monitoramento meteorológico de São Paulo, instalação de sirenes em áreas de risco e aprimoramento do sistema de alertas por meio de telefones celulares.

A instituição também foi responsável pelo investimento de R$ 41 milhões, em 2023, para convênios de obras preventivas e de recuperação em municípios paulistas. E também assinou outros 48 acordos para oferecer novos equipamentos e veículos às Defesas Civis Municipais – com 412 cidades já atendidas, a meta é equipar todos os 645 municípios até o final deste ano.

Para o Coordenador de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira, a honraria mostra a relevância da Defesa Civil no combate às consequências nocivas de eventos desastrosos e na prestação de socorro e assistência às populações atingidas. Em seu discurso, o coronel destacou o senso de ajuda humanitária intrínseco que une todos que participam da Defesa Civil, afirmando que a essência do órgão é ajudar as pessoas e estar disponível 24 horas por dia.

“A essência da Defesa Civil, de ajuda humanitária, de você ajudar as pessoas é uma coisa que faz parte da nossa vida. É estar 24 horas à disposição”, afirmou o coronel.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo foi criada em 1976 após tragédias como os incêndios nos edifícios Andraus e Joelma e as fortes chuvas em Caraguatatuba. Desde então, o órgão desempenha um papel relevante para toda a população paulista em situações de desastres e emergências. Com seu centro de gerenciamento de emergências, a Defesa Civil monitora as condições climáticas e emite alertas para todo o Estado, demonstrando assim sua importância e dedicação em proteger e servir a população.

Ações de prevenção

Além das ações emergenciais, o Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil, firmou uma parceria com o aplicativo Waze para o envio de alertas meteorológicos. O alerta aparecerá para os condutores que utilizam o Waze caso eles tentem atravessar uma área inundada. Dessa maneira, ele poderá escolher se quer mudar a rota ou continuar dirigindo no mesmo trajeto. O sistema já funciona na capital paulista e será expandido para todo o Estado.

Em São Paulo, o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil é o responsável por abastecer a central do aplicativo com as áreas de incidência de chuvas, o que permite aos usuários serem alertados automaticamente se o trajeto selecionado estiver com risco de inundações. Dessa maneira, os motoristas poderão acompanhar as informações de emergência sobre as rotas afetadas por excesso de precipitações na tela do celular.