Rubens Furlan anuncia início das obras no Jardim Maria Helena

A reunião teve o objetivo de elaborar um projeto destinado a resolver as cheias do local

Prefeito Rubens Furlan, realiza reunião com secretário de Obras, Beto Piteri e a equipe técnica
21 de Março de 2023 - 12h48

O prefeito de Barueri, Rubens Furlan, nesta quinta-feira (16), realizou uma reunião em conjunto com vice-prefeito e secretário de Obras, Beto Piteri e técnicos da pasta, além do secretário de Habitação, Gregório Maglio e integrantes da Defesa Civil. A reunião tratou sobre a situação de cerca de 200 famílias moradoras do Jardim Maria Helena, que sofreram com o alagamento devido às chuvas que caíram na cidade na última terça-feira (14). Com isso, a equipe técnica se reuniu com o gestor municipal para elaborar um projeto destinado a resolver as cheias no local.

O Jardim Maria Helena, localizado às margens do rio Cotia, que faz limite entre os municípios de Barueri e Carapicuíba, deverá passar por alguns procedimentos. Dentre as medidas, o estudo prevê o alargamento do leito do rio Cotia, o aprofundamento da calha e o desassoreamento até o rio Tietê para que, mesmo diante de fortes chuvas, as águas não saiam do leito, especialmente nos trechos que dão acessos à avenida Bariloche e à rua Florianópolis. Para isso será preciso desapropriar cerca de 100 moradias.

“No ano que vem nós não teremos o que nós tivemos nessa última chuva. Porque estamos empenhados, focados e temos trabalhado muito na drenagem da nossa cidade para que no futuro próximo não tenha mais esse tipo de calamidade que tanto incomoda a parte da nossa população”, disse Rubens Furlan.

O prefeito de Barueri ressaltou durante o vídeo em suas redes sociais, que graças ao piscinão da cidade, o município não teve problema no Jardim São Pedro, nem situações de grande ordem de Avenida Piracema, a questão apenas foi centralizada no Jardim Maria Helena, que irá ser resolvido em breve. Os estudos e levantamentos já começaram a ser realizados e, apesar de ser uma obra de grandes proporções e com muitas variáveis, o gestor municipal almeja ter o problema daquela região resolvido já no próximo ano.