Guarda Municipal de Barueri inicia operações de madrugada

O arranjo nas escalas de serviço e o empenho dos profissionais já deram resultados

O arranjo nas escalas de serviço e o empenho dos profissionais já deram resultados
6 de Setembro de 2017 - 16h55

Após identificar nos levantamentos dos dados criminais uma onda de assaltos em pontos de ônibus nos horários de pico, a Guarda Civil Municipal de Barueri iniciou, no final de julho, ações especiais diárias de patrulhamento às paradas de coletivo batizadas como Operação Trabalhador Seguro ou, como dizem os próprios agentes, Operação Madrugada.

O nome faz sentido, pois a escala de serviço dos integrantes do GTM (Grupo Tático de Motocicletas) já começa às 4h30 da manhã. A moto confere mais agilidade a este tipo de ação e permite, pelo rápido deslocamento, cobrir uma área maior.

“Atrasamos em uma hora os horários de entrada e saída dos membros das equipes noturnas da Romu, para que eles auxiliem as operações até o amanhecer, fazendo pontos de saturação em apoio à GTM”, explicou o comandante da Guarda, Marcus Aparecido Guedes Ramos, referindo-se à Ronda Ostensiva Municipal, unidade da corporação de policiamento tático e atendimento a ocorrências de maior vulto.

O arranjo nas escalas de serviço e o empenho dos profissionais já deram resultados. Desde o início das operações não houve mais o registro deste tipo de ocorrência. “Eles saíam fazendo arrastão nos pontos de ônibus, assaltando o trabalhador que aguarda a condução”, contou o comandante Guedes.
“Conseguimos estancar esta prática. As operações vão desde os pontos extremos da cidade, como Engenho Novo, Jardim do Líbano e Parque Imperial, como também pelos bairros centrais.”