Barueri investe em grandes obras para conter enchentes

Gestão do prefeito Rubens Furlan está construindo piscinões do Jardim Silveira e córrego Laranja Azeda

Construção de Piscinões são alternativas eficazes para combater enchentes em Barueri
17 de Fevereiro de 2023 - 12h12

A Prefeitura de Barueri vem acelerando as obras na cidade para conter as enchentes, ainda que o regime de chuvas neste ano esteja bem acima do registrado em anos anteriores. Com mais de 80% das obras concluídas, o piscinão ao lado da estação ferroviária do Jardim Silveira (linha 8 – Diamante da CPTM) já está em funcionamento, evitando alagamentos na região central da cidade. O sistema de bombas hidráulicas usado para conter o excesso de água do rio Barueri-Mirim já vem sendo usado parcialment.

Depois de totalmente pronto, o piscinão terá cerca de 24 mil metros quadrados de área e aproximadamente 22 metros de profundidade, o equivalente a um prédio de sete andares. Esse reservatório deverá ser capaz de reter mais de 200 milhões de litros de água. Os beneficiados dessa grande engenharia são os estabelecimentos ao longo do Boulevard, no Centro da cidade, onde o Barueri-Mirim é canalizado. Para, a Prefeitura não tem poupado esforços para diminuir substancialmente os alagamentos na cidade.

“Estamos quase finalizando esse reservatório ao lado da estação ferroviária, estamos ainda com obras em um outro piscinão próximo do complexo esportivo do Jardim Silveira para contenção das águas do córrego Laranja Azeda, e ainda com 60% das obras já feitas no Tamboré, na construção de um túnel para ajudar a escoar as águas da chuva naquela região”, relata o secretário de Obras, Beto Piteri.

Reservatório no Laranja Azeda

Também próximo ao reservatório da estação ferroviária, o piscinão do córrego Laranja Azeda terá capacidade de reter cerca de 120 milhões de litros de água em caso de chuvas torrenciais, evitando inundações de residências e pontos comerciais na região da via – divisa com a vizinha Jandira. Já foi construída a primeira cortina (“parede de contenção”) para em seguida começar a escavação vertical do reservatório, que depois de pronto terá profundidade de 24,5 metros. O terreno do reservatório localiza-se na avenida Alziro Soares.

Túnel Tamboré

Na região do Tamboré, um túnel para canalização e drenagem de águas da chuva está sendo construído com cerca de 60% da obra já executada. O túnel compreende uma extensão de um quilômetro, que vai da Alameda Araguaia até a Avenida Piracema. Depois de pronto, a água será escoada diretamente para o rio Tietê, contando com uma ligação já existente no local.