Projeto do deputado Cezar visa proteger crianças do uso do celular

PL 979/2019 cria Semana de Prevenção para proteger a visão das crianças dos males causados por celular

Cezar diz que a medida é importante para saúde das crianças e jovens diante dos números crescentes de casos de miopia
20 de Janeiro de 2023 - 13h16

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou o projeto de lei nº 979/2019 do deputado estadual Cezar, que institui a “Semana de Conscientização e Prevenção sobre os males causados pelo uso intenso de celulares, tablets e computadores, por bebês e crianças”.

O objetivo da propositura é promover campanhas de prevenção que incentivem as crianças a realizarem atividades em ambientes externos diariamente, a não aproximarem demais os olhos dos celulares, tablets e computadores, a cada uma hora tirarem o olhar das telas e focalizarem objetos distantes, e mostrar que o uso desses equipamentos, por crianças de 2 a 5 anos, não deve ultrapassar uma hora por dia, entre outras atividades.

“A medida é importante para saúde das crianças e jovens diante dos números crescentes de casos de miopia”, citou o autor do projeto que destacou recente reportagem “Casos de miopia disparam entre crianças e jovens de São Paulo na pandemia” publicada no Jornal Folha de São Paulo. “Parabenizo a Folha de São Paulo que destacou na reportagem um problema de saúde grave que precisa de medidas para orientar as famílias e intensificar programas para a saúde ocular das crianças”, disse o parlamentar que elaborou o projeto em 2019.

“Há mais de três anos, os especialistas já manifestavam preocupação com o aumento nos casos de miopia em crianças. Preocupado com esta triste realidade, tomei a iniciativa de fazer este projeto de Lei. A prevenção é muito importante, por isso, incentivamos a realização de palestras e reuniões elucidativas e preventivas para a população na rede pública de ensino e saúde, propaganda em emissoras de rádio e TV, distribuição de informativos, entre outras iniciativas que contribuam para a conscientização”, concluiu Cezar.