Região Metropolitana de São Paulo se fortalece com novo Fórum GMI

Os prefeitos Elvis Cezar, Rubens Furlan, Rogério Lins e Igor Soares lideraram os debates no evento

Os prefeitos Elvis Cezar, Rubens Furlan, Rogério Lins e Igor Soares lideraram os debates no evento
31 de Agosto de 2017 - 16h01

Novas ideias de gestão estão sendo colocadas em prática por prefeitos de cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Elvis Cezar (Santana de Parnaíba), Rubens Furlan (Barueri), Rogério Lins (Osasco) e Igor Soares (Itapevi), lideraram os debates do Fórum de Gestão Municipal de Impacto, apresentando soluções inovadoras para resolver os problemas deixados pelas antigas administrações de suas cidades, além de unir forças para pressionar os Governos Estadual e Federal a liberarem mais recursos para investimentos em Educação, Saúde, Segurança, Infraestrutura Urbana, Habitação, entre outras ações.

O evento foi realizado na quarta-feira, 30 de agosto, no Auditório Green Valley, em Alphaville, e também contou com a participação do vice-governador do Estado, Márcio França, além de mais 20 prefeitos de diversas cidades, deputados, vereadores, secretários municipais e do cientista político, Luiz Felipe D’Avila. Foram promovidos quatro painéis para debater os temas: Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico e Região Metropolitana de São Paulo. No final, todos os prefeitos assinaram a primeira Carta de Gestão Municipal de Impacto, que será publicada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e contém ações necessárias para promover o desenvolvimento sustentável.

Elvis Cezar, prefeito de Santana de Parnaíba (PSDB)
“Primeiro quero agradecer a Deus pela oportunidade de estar aqui trabalhando por uma Região Metropolitana de São Paulo mais forte e desenvolvida. Santana de Parnaíba foi considerada a 2ª Melhor cidade em Gestão Pública do Brasil, mas precisamos estar cada vez mais unidos pensando na administração pública de uma forma regional, buscando eficiência na gestão, gastando menos e fazendo mais pela nossa população”, disse. “No CIOESTE já conseguimos comprar medicamentos mais baratos, agora estamos avançando na licitação consorciada que trará uma diminuição em média de 45% nos preços, além da cooperação internacional de desenvolvimento com financiamentos de projetos através de bancos e agências internacionais. O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) e a realização de Campanhas Regionais como Contra a Dengue, trarão mais resultados com custos reduzidos. Nós temos um chamado, fomos escolhidos pela nossa população para governar, vamos juntos construir uma marca e vencer”.

Rubens Furlan, prefeito de Barueri (PSDB)
“Os Governos Estadual e Federal precisam investir mais nos municípios. Toda a riqueza gerada em nossas cidades vai de carreta e volta de carriola, o dinheiro fica todo lá, mas os problemas eles deixam pra gente. A Educação já é municipalizada, a Segurança ficou praticamente toda a cargo das Guardas Municipais e agora a Saúde também está sendo repassada pra nós. Aumentaram nossos custos e não ajudam a pagar a conta, além disso, querem mexer na alíquota do ISS e pegar mais dinheiro, isso tem que acabar”, Elucidou Furlan. “Por isso, é importante estarmos unidos e fortes para pedirmos mais investimentos, cobrar o governador por mais repasses, assim como ministros e deputados. Outro problema é que não podemos ser acuados pelo Ministério Público e o Tribunal de Contas, que barram licitações e atrasam projetos, demorei 7 meses para concluir licitação para compra de uniformes escolares, um absurdo. Eles precisam deixar a gente governar, fomos eleitos pra isso”.

Igor Soares, prefeito de Itapevi (PODEMOS)
“Fico feliz de ver tamanho empenho e dedicação dos amigos prefeitos em buscar soluções conjuntas para resolver os problemas dos nossos municípios. Estamos enfrentando a maior crise da história do nosso país, e mesmo com tantas dificuldades não deixamos de trabalhar e lutar por mais desenvolvimento para o nosso povo. Em Itapevi assumimos a cidade arrasada, endividada, mas em pouco tempo conseguimos lançar o Cidade Bela para revitalizar o município com ações de limpeza, construção de calçadas, sinalização, coleta de entulhos e recapeamento asfáltico. Agora queremos modernizar o quadro administrativo, implantar o sistema SESI de ensino nas escolas, projetar o Plano de Carreira do magistério, licitar a construção de duas escolas modernas com ensino em período integral, investir em cursos de preparação para os jovens ingressarem nas melhores universidades e qualificação profissional”.

Rogério Lins, prefeito de Osasco (PODEMOS)
“Com esse Fórum a Região Oeste Metropolitana se fortalece. A troca de experiências de gestão é fundamental para desenvolvermos em conjunto. Em Osasco nós contingenciamos despesas e enxugamos a máquina pública com corte de funcionários improdutivos. Agora estamos conseguindo investir na Saúde com ampliações e reformas de unidades, contratações de médicos, reposição de medicamentos, aumento da segurança com ações de vigilância, diminuímos a burocracia com a abertura de mais de 3 mil empresas, abrimos os Portais do Trabalhador que estão gerando emprego para os trabalhadores da cidade. Além disso, em até dois anos planejamos ter toda iluminação pública da cidade com lâmpadas de LED e recapear mais de 360 km de ruas, estradas e avenidas, entre outras ações, para garantir mais qualidade de vida para todos”, disse Rogério Lins.

Luiz Felipe D’Avila, cientista político
“As cidades precisam de foco nas reformas para reduzir custos e aperfeiçoar a gestão. Aumentar o valor agregado da produção nas empresas para gerar riqueza, emprego e renda para os trabalhadores. Dar fim ao assistencialismo e promover oportunidades, qualificação profissional”.

Márcio França, vice-governador de São Paulo (PSB)
“Os políticos foram eleitos para representar o povo, atender as suas necessidades. Tenho orgulho desses jovens prefeitos que estão fazendo mudanças para melhorar a vida das pessoas com ideias inovadoras de gestão, pensando em desenvolver as cidades e garantir um futuro promissor para as próximas gerações”, finalizou.