Santana de Parnaíba é a melhor cidade do Brasil em Desenvolvimento Econômico

O município venceu etapa estadual e nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes

Marcos Tonho estava acompanhado do secretário de Comunicação, Fabio Mendonça e do secretário de Gabinete, Wagner
2 de Dezembro de 2022 - 09h58

O Prêmio Band Cidades Excelentes anunciou os vencedores da etapa nacional nesta quarta-feira, 30 de novembro, em um evento realizado no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. A premiação, apresentada pelos jornalistas Eduardo Oinegue e Lana Canepa, foi transmitida ao vivo no canal oficial da emissora no YouTube e será exibida no domingo (4), às 23h30, na tela da Band.

Santana de Parnaíba foi a grande vencedora na categoria Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública, para cidades acima de 100 mil habitantes, se destacando nos quesitos renda média por habitante, nível de escolaridade de jovens e adultos, qualificação profissional, ocupação de vagas no mercado de trabalho, além de outros fatores ligados à segurança pública da população. Além disso, a cidade também foi finalista na categoria Educação.

“Santana de Parnaíba conquistou este prêmio, mas não é só o prefeito, é toda uma cidade e seus servidores. Importante também a minha gratidão ao amigo e sempre prefeito Elvis Cezar, que entregou a cidade toda equilibrada, com ajuste fiscal e oportunidade para que eu pudesse trabalhar e dar continuidade ao modelo de gestão “Governo 360” que nos levou a mais uma conquista”, disse o prefeito Marcos Tonho, acompanhado do secretário de Comunicação, Fabio Mendonça, e do secretário de Gabinete, Wagner Rodrigues.

Credibilidade

Com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos, a iniciativa do Prêmio Band Cidades Excelentes é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão. “Permite ao gestor público ter foco e escolher o melhor caminho para produzir os melhores investimentos em suas cidades. Garantir para novas gerações uma cidade sustentável”, explica Raimundo Godoy, presidente do Instituto Aquila, durante entrevista para a Band.

O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.

Indicadores Importantes

Os indicadores são construídos a partir de seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública e um novo pilar, Sustentabilidade. Os mais de 500 projetos recebidos neste ano foram avaliados pela Mandatum Consultoria. O prêmio conta ainda com auditoria externa feita pela empresa BDO Brazil.

“O Aquila conseguiu captar todos os indicadores econômicos e sociais de todas as cidades brasileiras. O Presidente da República e o congresso passam a saber exatamente onde estão as virtudes daquela cidade, onde ela está mais fraca, onde ela está mais forte. Portanto, você começa a balizar os investimentos, você começa dali a fazer o seu orçamento e você sabe exatamente onde estão as prioridades”, finalizou o presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad, em depoimento ao Instituto Aquila.