Coleta de lixo reciclável emprega mais de 20 moradores da cidade

Quem tiver interesse em aderir à coleta seletiva, pode fazer a separação do lixo produzido em casa

Quem tiver interesse em aderir à coleta seletiva, pode fazer a separação do lixo produzido em casa
18 de Agosto de 2017 - 14h12

Uma atitude sustentável está fazendo a diferença na vida de muitos moradores de Itapevi. Há 13 anos atuando na cidade, a Cooperativa de Catadores de Materiais Reciclados (CMR) coleta cerca de 60 toneladas de lixo reciclável por mês, garantindo emprego para mais de 20 famílias.

“Além de proteger o planeta e gerar renda para os trabalhadores, a reciclagem diminui os custos da cadeia produtiva com o reaproveitamento dos materiais”, explica Rosa Maria Araújo Santos, diretora administrativa da CMR.

A ação tem o importante apoio da prefeitura que custeia o aluguel do galpão, localizado no Jardim Portela, assim como água, energia e um caminhão. Todo material coletado é separado, compactado e vendido para empresas de reciclagem. A Cooperativa atua em sete condomínios residenciais, 24 escolas municipais e diversas empresas, além de 19 prédios públicos e entidades sociais.

Metade do material coletado é de papel, papelão e derivados. O restante se divide em plástico, vidro e sucata. Óleo de cozinha, baterias e pilhas velhas também são recolhidos. “Este não seria normalmente o nosso trabalho, mas ao perceber a necessidade das pessoas passamos a buscar parcerias para fazer a correta destinação destes materiais”, finalizou Rosa. Mais informações pelo telefone 4205-0735.