PDT oficializa a candidatura de Ciro à Presidência da República

“Nosso Projeto Nacional de Desenvolvimento baseia-se no capitalismo, no livre mercado e na democracia”

Ciro Gomes oficializou sua candidatura a presidente ao lado do pré-candidato a governador de São Paulo, Elvis Cezar
22 de Julho de 2022 - 10h24

O PDT realizou nesta quarta-feira (20), na sede do partido, em Brasília, a sua convenção nacional. No evento, foi oficializada a candidatura de Ciro Gomes a presidente da República. Ainda foram delegados poderes para a Executiva Nacional definir a escolha do vice na chapa e as coligações. O pré-candidato a governador de São Paulo, Elvis Cezar, também participou do evento ao lado dos demais pré-candidatos, lideranças do partido e correligionários.

“Só se pode unir verdadeiramente um país, e garantir paz duradoura, em torno de um novo projeto e de novas ideias. E só podemos salvar o Brasil se sairmos do atual modelo econômico e se aniquilarmos a forma corrupta de governar. Lula e Bolsonaro não defendem, e não podem defender este rompimento, porque se apoiam nestes dois mecanismos apodrecidos. Neste ponto eles são bem parecidos. Mudam apenas configurações, simbologias e emoções do mesmo modelo. Eu sou bem diferente. Eu quero unir o país em torno de um novo projeto e não em torno da minha pessoa. Tenho trabalhado este projeto há anos, com a ajuda de centenas de estudiosos de várias áreas e correntes”, comentou Ciro Gomes.

“Com o Projeto Nacional de Desenvolvimento vamos vencer inúmeros desafios. Ele está todo detalhado no livro “Projeto Nacional: O Dever da Esperança”, que publiquei o ano passado e vem sendo aperfeiçoado e complementado no dia a dia. Nele, estabeleço metas claras, mostro de onde virão os recursos e como farei a negociação política com a sociedade, com o Congresso, com governadores e prefeitos. Nosso projeto, o PND, baseia-se no capitalismo, no livre mercado e na democracia, mas com a convicção de que o Brasil não conseguirá sair da crise profunda em que se encontra se não tiver um estado vigoroso, indutor de crescimento econômico e da justiça social. Conclamo todos os brasileiros, de todos os quadrantes, a nos unirmos nesta luta. A juntos recuperarmos o sentido glorioso de nosso destino e juntos devolvermos o Brasil a todas as brasileiras e a todos os brasileiros”, finalizou o candidato a presidente, Ciro Gomes.

Perfil

Ciro Ferreira Gomes, 64 anos, nasceu em Pindamonhangaba (SP) em 6 de novembro de 1957. Aos 4 anos, mudou-se com sua família para Sobral, no Ceará, onde cresceu e construiu sua carreira política. Foi deputado estadual por duas legislaturas no Ceará (1983 a 1989), prefeito de Fortaleza (1989 a 1990) e governador do Ceará (1991 a 1994). Como ministro da Fazenda no governo Itamar Franco (1994), ajudou a consolidar o Plano Real e, como ministro da Integração Nacional no governo Lula (2003 a 2006), elaborou o projeto de transposição do rio São Francisco e viabilizou a sua implantação. O seu último mandato político foi o de deputado federal, entre 2007 e 2011, para o qual foi eleito com a maior votação proporcional do país.

Ciro também é professor universitário, advogado, vice-presidente nacional do PDT e autor de quatro livros. O último, “Projeto Nacional: O Dever da Esperança”, lançado em 2020, chegou a ser o mais vendido do país e foi indicado ao Prêmio Jabuti, na categoria Ciências Sociais. Nele, Ciro faz um diagnóstico da crise brasileira atual e apresenta a sua proposta para sair dela, por meio de um Projeto Nacional de Desenvolvimento detalhado.