Filhos levam pai ao AME e salvam vida de Juan Moreno Serrano

Campanha da Secretaria de Estado da Saúde confirma sabedoria do dito popular

Campanha da Secretaria de Estado da Saúde confirma sabedoria do dito popular
11 de Agosto de 2017 - 17h50

Juan Moreno Serrano, 66 anos, está em tratamento para erradicar um câncer da próstata. Ele descobriu a doença em 2015 depois de fazer os exames no AME (Atendimento Médico de Especialidades) Heliópolis (Barradas), no bairro de Nova Heliópolis, Zona Sul de São Paulo.

Em seguida, ele foi encaminhado ao Hospital Brigadeiro para fazer uma cirurgia. Vários focos de câncer foram retirados e agora ele necessita fazer tratamento de radioterapia para vencer a batalha definitiva contra o câncer.

A campanha “Filho que ama leva o seu pai ao AME” da Secretaria de Estado da Saúde e a iniciativa dos filhos salvaram a vida de Juan. Os filhos se preocupam com o pai e o acompanham em todas as oportunidades, em especial a filha, Andreia Moreno Nunes, que não desgruda do pai.

“Quando ele sentiu os primeiros sintomas há cerca de um ano e meio eu procurei o atendimento mais rápido possível e uma amiga me falou da campanha”, disse Andreia. O irmão dela agendou a consulta ao lado do pai e Serrano passou por exames de cardiologia e urologia. Nesse último, foi constatado que o PSA (Antígeno Prostático Específico) estava alterado.

O PSA é um dos exames realizados para saber se o paciente tem alterações na próstata, e pode indicar a possibilidade de uma prostatite (hipertrofia benigma do órgão) ou do câncer de prostata, entre outros diagnósticos. O nível de PSA é verificado por meio de um exame de sangue simples.

Os outros tipos de exame utilizados para a detectar o câncer de próstata são o toque retal feito pelo urologista e as radiografias. Constatado o tumor, há a necessidade de uma biopsia para retirar uma amostra e confirmar se o tumor é benigno ou maligno.

Serrano fez todos os exames necessários, incluindo a biópsia. Apesar de detectar um tumor maligno, os médicos constataram que o câncer estava localizado e não havia se alastrado para outros órgãos. O paciente foi transferido para o Hospital Brigadeiro, da rede pública do Estado, onde foi submetido à cirurgia. “Graças a Deus que existe esse campanha”, diz Andreia com a voz embargada de emoção. “Foi ele que salvou a vida de meu pai”.

Indo ao AME
O AME Barradas atende a cerca de 4 mil pessoas todos os dias. Limpo, excelente acabamento externo e interno, com os jardins bem cuidados, o equipamento da Secretaria de Estado da Saúde, poderia passar por um shopping ou ponto de encontro da comunidade, mas na realidade é um prédio que oferece consultas com médicos especializados e exames de diferentes tipos.

Suas instalações são amplas e bem cuidadas, e as pessoas bem acomodadas nas salas de espera. O transporte gratuito é feito pelo próprio AME por micro-ônibus que levam e trazem os pacientes da estação mais próxima do Metrô. As outras unidades do AME seguem o mesmo padrão.

Os exames e consultas do programa são feitos em 25 unidades da capital, Grande São Paulo, interior e litoral do Estado. A proposta é agilizar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes e reduzir o movimento dos hospitais que podem se dedicar ao atendimento de urgências e emergências. Assim, eles podem se concentrar em fazer as cirurgias mais complexas.

No AME, o paciente passa por um consulta inicial para avaliação do peso, altura e risco cardíaco, e por exames laboratoriais de sangue e eletrocardiograma. Na consulta seguinte, é atendido pelo cardiologista e o urologista para avaliação dos exames. Se houver necessidade, o paciente é encaminhado para acompanhamento e tratamento.

O agendamento do check up médico no AME é feito pelo 0800-779-0000 e deve ser realizado pelo próprio paciente, embora o objetivo seja estimular os filhos a pedir aos pais que façam os exames preventivos. As consultas são feitas nas unidades participantes do programa.

Filho que ama
A campanha “Filho que Ama leva o seu pai ao AME” atende aos sábados, a partir das 7h às 13h. Desde o início do programa em março de 2014, o programa atendeu 67 mil pessoas em todo o Estado e realizou 188 mil consultas. A finalidade da iniciativa é estimular os homens a fazer os exames regulares de saúde. A campanha visa a faixa etária acima dos 50 anos.

Unidades que fazem o atendimento do programa “Filho que ama leva o pai no AME”

AME Heliópolis (Capital)
CRI Norte (Capital)
AME Mogi das Cruzes
AME Taboão da Serra
AME Carapicuíba
AME Mauá
AME Araçatuba
AME Américo Brasiliense
AME Santos
AME Praia Grande
AME Barretos
AME Bauru
AME Promissão
AME Jundiaí
AME Franca
AME Ourinhos
AME Rio Claro
AME Presidente Prudente
AME São João da Boa Vista
AME Mogi Guaçu
AME Votuporanga
AME São José do Rio Preto
AME Sorocaba
AME Caraguatatuba
AME Tupã
Para agendar as consultas, ligue 0800-779-0000