Positivo e CSN Mineração devem entrar na carteira Ibovespa 2022

Primeira prévia será divulgada em 1º de dezembro; analistas esperam saída de Getnet do índice da B3

Positivo deve entrar no Ibovespa, com um peso projetado de 0,03%
23 de Novembro de 2021 - 11h35

Após a entrada de nomes como Alpargatas (ALPA4) e Rede D’Or (RDOR3) no Ibovespa em setembro, analistas se preparam para o próximo grupo de estreantes no principal índice de renda variável brasileiro. Positivo Tecnologia (POSI3) e CSN Mineração (CMIN3) são as principais candidatas a entrarem na atualização da carteira teórica do índice, que passará a vigorar a partir de 3 de janeiro, apontam analistas. Em relatórios divulgados nesta semana, Bank of America, Itaú BBA, Morgan Stanley e XP Investimentos destacaram os papéis como os mais prováveis para compor a nova seleção, que terá três prévias, com a primeira delas divulgada no dia 1º de dezembro.

Isso porque esses ativos devem atender a critérios como de Índice de Negociabilidade (IN), que aponta o grau de negociação de um ativo no mercado de capitais, destacam os analistas do BofA. Ter os papéis negociados em 95% dos pregões no período de vigência das três carteiras anteriores também está entre os requisitos.

Na avaliação da XP, Positivo deve entrar no Ibovespa, com um peso projetado de 0,03%. CSN Mineração, por sua vez, teria participação de 0,3%. Já Getnet (GETT11) deve sair do grupo, segundo o BofA e o BBA, dado que não atende os critérios para permanecer no Ibovespa. Outras candidatas para compor o índice brasileiro, ainda que com menor probabilidade de inclusão, são as ações de Cesp (CESP6), Porto Seguro (PSSA3) e 3R Petroleum (RRRP3), segundo os analistas.