Furlan e Piteri vistoriam obras da Praça das Artes de Barueri

A expectativa da administração é que Barueri seja um grande Centro Cultural para o Estado de São Paulo

Prefeito Furlan e Vice-prefeito Piteri vistoriam obra desenhada pela equipe do arquiteto Ruy Ohtake
24 de Junho de 2021 - 17h25

A Praça das Artes de Barueri, que está sendo construída pela Secretaria de Obras onde antes existiam o Teatro Municipal e o Ginásio de Esportes Sérgio Honda, no bairro Boa Vista, segue com os trabalhos em estágio avançado. Nesta quarta-feira (23), o prefeito Rubens Furlan e o vice Beto Piteri, acompanhado de vereadores e secretários municipais, vistoriaram o espaço que terá um Palco Aberto onde ocorrerão intervenções artísticas com apresentações de dança, música, teatro, circo, literatura e o que mais existir para aproximar as pessoas da cultura popular brasileira.

“Fomos até a Praça das Artes conferir como está o andamento dessa obra que é o maior complexo cultural do Estado de São Paulo. O Beto Piteri, nosso vice e secretário de Obras, conduziu a visitação junto com o Jean Gaspar, Secretário da Cultura. Dá gosto ver como essa construção está bonita. Nossa previsão é inaugurar esse grande espaço no final do ano”, comentou Furlan.

“Uma das grandes alegrias do nosso trabalho é ver os projetos saindo do papel. A expectativa é que Barueri seja um grande centro cultural para o Estado de São Paulo, esse é o nosso objetivo, porque a cultura faz parte da nossa história e um povo sem cultura tende ao esquecimento”, reforçou Piteri.

Estrutura

A Praça das Artes é um complexo com vários equipamentos culturais em um único lugar. Além do Palco Aberto, contará com um teatro com capacidade para mais de 900 lugares, com fosso para orquestra de 50 músicos, iluminação acústica e som de última geração. Terá ainda pinacoteca, salas para aulas de teatro, dança, música e artes visuais, além de oficinas para cenários, figurinos e artesanato. Abrigará ainda uma biblioteca de artes, área midiática e saguão de exposições para mostras de arte.

O prédio terá infraestrutura sustentável (água e energia), pavimento térreo, mezanino e mais quatro pavimentos em terreno de 12 mil m², com área construída de mais de 20 mil m² e estacionamento com cerca de 400 vagas. Haverá também área para acessibilidade, elevadores e rampas de acesso, restaurante, lanchonete e espaço criança com brinquedos interativos.