Ministério da Saúde já distribuiu 90,6 milhões de doses de vacina

Atualmente, o Brasil é o quarto país do mundo que mais aplicou vacinas contra covid-19 na população

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visitou as instalações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
21 de Maio de 2021 - 11h19

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, o Ministério da Saúde já enviou para todo o Brasil mais de 90 milhões de doses de vacinas contra Covid-19. A marca foi atingida nessa terça-feira (18). Em menos de uma semana, a pasta enviou aos estados e ao Distrito Federal mais de 13 milhões de doses da AstraZeneca/Fiocruz, Coronavac/Butantan e da Pfizer/BioNTech.

Nessa nova distribuição, as doses do Butantan são destinadas à aplicação da segunda dose, de acordo com as solicitações apresentadas por 12 estados. Outras 15 Unidades Federativas que não possuíam mais pendências para conclusão do esquema vacinal da Coronavac foram atendidas com doses da AstraZeneca/Fiocruz para compensação. Assim, o Ministério da Saúde, cumprindo com o compromisso com a população brasileira, atende ao quantitativo total de segunda dose da Coronavac solicitado pelos estados.

Já as vacinas da Pfizer são destinadas para a primeira dose de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, e pessoas com deficiência permanente. O novo lote da vacina da Fiocruz é destinado para a segunda dose de idosos entre 60 e 69 anos. O Ministério da Saúde reforça para que a população tome a segunda dose da vacina covid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório, assegurando a proteção adequada contra a doença. Em relação a gestantes e puérperas, a pasta ressalta que a vacinação deverá prosseguir, no momento, apenas em mulheres com comorbidades e com as vacinas do Butantan ou da Pfizer.