Itapevi entregou quase 20 mil kits gratuitos do conversor de TV

Município conseguiu atingir meta de 84% dos aparelhos disponíveis entregues à população de baixa renda

Município conseguiu atingir meta de 84% dos aparelhos disponíveis entregues à população de baixa renda
2 de Junho de 2017 - 17h48

Desde março, foram entregues a famílias carentes de Itapevi 19.869 kits gratuitos (conversor e antena) de migração do sinal de TV analógica para o digital. O número é o equivalente a 84% de distribuições previstas para todo o município - ao todo, foram disponibilizados 23.767 equipamentos.

“Em Itapevi, 16% das famílias que têm direito ao kit não retiraram os equipamentos. Como a procura na região já é muito baixa, avaliamos que estas famílias já são digitais e não precisaram dos kits para terem acesso ao sinal digital de televisão”, explica a Seja Digital, empresa responsável pela operação do processo de migração do sinal de TV no Brasil. Os dados são de sexta-feira (26).

Em abril, haviam sido distribuídos 17.783 kits, número que correspondia a 74% do total destinado aos beneficiários de programas sociais e famílias de baixa renda. Ainda existem 3.898 kits disponíveis para entrega.

A Seja Digital explica que o ponto de retirada na cidade foi fechado devido à baixa procura por informações e por kits gratuitos. Ainda assim, a população de Itapevi continuará sendo atendida pela Central Telefônica Gratuita 147 ou pelo site sejadigital.com.br.

"Caso os moradores da cidade que tenham direito ao kit façam agendamento para retirada, serão atendidos em endereços da capital paulista”, disse a empresa, reforçando que os kits serão entregues por tempo indeterminado enquanto houver demanda. “O processo para agendamento e retirada de kits gratuitos será mantido”.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Defesa da Cidadania e da Mulher, Elaine Freitas, os kits democratizam o acesso à TV digital. "A população passa a ser incluída socialmente e continua tendo acesso à programação televisiva. Com isso, auxiliamos as famílias de baixa renda e aquelas atendidas nos programas sociais a fim de garantimos os direitos à informação e à cultura”, disse.

Fim do sinal analógico

Até dezembro de 2018, mais de 1300 cidades do Brasil terão o sinal analógico de TV desligado. Todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital, que transmite a programação com imagem e som de cinema.

O desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700MHz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida por todo o país. O 4G é uma das tecnologias para telefonia móvel mais avançadas e permite que dispositivos como celular, smartphone, laptops e tablets acessem a internet com velocidades mais rápidas.

A expansão do 4G em 700 MHz vai melhorar a qualidade da internet, seja para cidadão que usa seu smartphone para se divertir com vídeos, músicas e redes sociais, ou para os estudantes, empresários e empreendedores que precisam acessar a internet de qualquer lugar com rapidez e qualidade.