Bolsonaro tenta falar com Xi Jinping para liberar insumos

Presidente brasileiro tenta liberação de insumos para vacinas coronavac e de oxford

Bolsonaro tenta liberação de insumos para vacinas coronavac e de oxford com presidente chinês
21 de Janeiro de 2021 - 17h06

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pediu uma chamada telefônica com o líder chinês Xi Jinping para fazer um apelo pela liberação de insumos para a fabricação de vacinas contra a Covid-19.

De acordo com interlocutores que acompanham as negociações, o presidente orientou que o Itamaraty fizesse os trâmites para solicitar a conversa com as autoridades em Pequim. O Palácio do Planalto está apreensivo com os atrasos na liberação de matéria prima para a fabricação de insumos para vacinas contra o coronavírus, que podem atrasar ainda mais o cronograma de imunização.

Embora tenha começado a campanha de imunização com a vacina Coronavac desenvolvida por uma farmacêutica chinesa em parceria com o Instituto Butantan, o Brasil corre o risco de ficar sem matéria prima para a produção das doses necessárias para os próximos meses. Os insumos são produzidos na China e as dificuldades encontradas também ameaçam a Oxford/AstraZeneca, vacina que no Brasil deve ser fabricada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).