Trump pede que membros da Otan cumpram com obrigações financeiras

O presidente americano já se encontrou com os líderes da UE, em uma reunião marcada por divergências

O presidente americano já se encontrou com os líderes da UE, em uma reunião marcada por divergências
25 de Maio de 2017 - 19h24

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump discursou nesta quinta-feira na cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Bruxelas, na Bélgica, e cobrou publicamente que todos os líderes do grupo “cumpram com as suas obrigações financeiras”, de modo a garantir a defesa comum perante as “muito reais e ferozes ameaças atuais”.

“Os membros da OTAN devem contribuir com sua parcela e cumprir suas obrigações financeiras. 23 dos 28 estados não fazem isso. E isso não é justo com os contribuintes americanos”, disse Trump que, ao mesmo tempo em que acusou os líderes internacionais de investirem poucos recursos na luta contra o grupo terrorista Estado Islâmico no Oriente Médio, disse estar confiante de que ele e seus aliados irão derrotar os terroristas.

“Nunca iremos recuar em nossa determinação de derrotar o terrorismo e alcançar segurança, prosperidade e paz duradouras”, disse Trump após inaugurar um memorial às vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos na sede da Otan.”O terrorismo precisa ser interrompido ou… o terror que vocês viram em Manchester e em tantos outros lugares vai continuar para sempre”, completou, fazendo referência ao ataque de um homem-bomba na cidade inglesa que matou 22 pessoas nesta semana.