Wuhan quer testar toda a população em apenas 10 dias

No último fim de semana (09), seis novos casos foram registrados na cidade

No último fim de semana (09), seis novos casos foram registrados na cidade
12 de Maio de 2020 - 10h12

Após o surgimento de uma nova leva de casos, milhões de pessoas em Wuhan serão testadas para a Covid-19 nos próximos dias – mesmo depois de um rigoroso bloqueio de 76 dias destinado a eliminar o vírus da capital chinesa.

No último fim de semana (9), seis novos casos foram registrados na cidade, os primeiros nos últimos 35 dias. Em nenhum deles houve contaminação vinda do exterior, sugerindo que a doença possa seguir se espalhando em Wuhan, onde se acredita que o vírus tenha surgido.

Em resposta ao surto, autoridades locais vão fazer testes de ácido nucleico em toda a cidade por um período de 10 dias, de acordo com um aviso de emergência emitido pelas autoridades locais e divulgado pelo jornal The Paper.

Os testes de ácido nucléico funcionam detectando o código genético do vírus e podem ser mais eficazes na detecção da Covid-19 (particularmente nos estágios iniciais), do que os testes que examinam a resposta imune de um corpo, embora estes sejam mais fáceis de conduzir.

A ambiciosa campanha de triagem, descrita no relatório como uma "batalha de dez dias", deve atingir até 11 milhões de pessoas testadas – mais do que toda a população da Grécia.