João Doria prorroga quarentena em São Paulo até 31 de maio

O estado concentra o maior número de casos da doença e é o epicentro da pandemia no país

A medida começou a ser aplicada em 24 de março e, inicialmente, estava prevista para terminar em 22 de abril
8 de Maio de 2020 - 13h52

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta sexta-feira (8) a prorrogação da quarentena no estado de São Paulo até o dia 31 de maio em razão da proliferação do novo coronavírus.

"Como governador de São Paulo, queria dar uma notícia diferente da que eu vou dar agora. Mas o cenário é desolador. Teremos que prorrogar quarentena até dia 31 de maio", afirmou.

Esta é a segunda vez que o governo de São Paulo prorroga a medida de restrições a circulação e abertura de estabelecimentos para prevenir o contágio da COVID-19.

O estado concentra o maior número de casos da doença e é o epicentro da pandemia no país, com 41.830 casos confirmados e 3.416 mortes — no Brasil são 135.106 casos e 9.146 mortes.

A medida começou a ser aplicada em 24 de março e, inicialmente, estava prevista para terminar em 22 de abril. Entretanto, com o aumento do número de casos, foi prorrogada para de 10 de maio. Agora, o governo decidiu por um novo adiamento.

"O medo é o pior conselheiro da economia. A quarentena, felizmente, está salvando vidas em São Paulo e em outros estados brasileiros", afirmou.

Doria observou, porém, que no último mês houve um aumento de 3.330% no ritmo de crescimento da pandemia — sendo 770% só na região metropolitana de São Paulo. "Infelizmente, nas últimas semanas, houve um desrespeito na quarentena", disse.

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que a prorrogação da quarentena se deu a partir da decisão unânime de especialistas. "Quarenta mil vidas foram poupadas em razão dessas medidas", afirmou.

Covas também projetou uma curva de 90 mil a 100 mil casos no estado tendo como base uma taxa de isolamento de 55%. “Teremos o poder de alterar essa curva daqui duas semanas”, disse.