Central de Monitoramento foi de extrema importância nos socorros

O Poder Judiciário, Polícia Militar e a Polícia Civil também usam os recursos municipais para estudos

No CIM é possível acompanhar a localização de todas as viaturas da Guarda, Grupo Tático de Motos, Canil e Demutran
12 de Fevereiro de 2020 - 15h47

O Centro Integrado de Monitoramento (CIM) da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri (SSMU) tem sido fundamental no socorro e apoio aos munícipes durante as fortes chuvas que atingem toda a região. Pelas câmeras foram vistos, desde a madrugada de segunda-feira (10), os principais pontos de alagamento e os acessos para liberar o trânsito e o resgate chegar mais rápido. Foi também pelo videomonitoramento que a Defesa Civil estudou os locais de prioridade de atendimento e as áreas de risco.

“Hoje, contamos com 31 guardas acompanhando as câmeras que estão distribuídas pela cidade. Qualquer movimentação fora do comum, acidentes ou casos de tempestades e alagamentos, como os vividos nos últimos dias, são notificados e as viaturas são encaminhadas no mesmo momento ao local da ocorrência”, explicou Vanderci Jesus dos Santos, diretor do Departamento Técnico de Videomonitoramento e Comunicação da SSMU.

São 467 câmeras de monitoramento que alimentam o CIM diariamente. Delas, 184 são do modelo Speed Dome, que se movimentam por 360 graus e possuem zoom óptico que alcança com riqueza de detalhes até 1 km de distância. A cidade também possui 254 câmeras fixas e 30 no modelo OCR.