Guarda de Barueri auxilia cidadão contra golpe chupa-cabra

De acordo com os registros da GCMB não houve nenhum outro caso semelhante na cidade

De acordo com os registros da GCMB não houve nenhum outro caso semelhante na cidade
10 de Abril de 2019 - 15h20

A Guarda Civil Municipal de Barueri atendeu uma ocorrência em uma agência bancária na rua Campos Sales (Centro), onde um dos caixas eletrônicos estava adulterado com o chamado "chupa-cabra", aparelho que golpistas utilizam para puxar o envelope depositado pelo cliente.

Ao realizar o depósito, a vítima percebeu que havia uma linha no compartimento de entrada do envelope. No mesmo momento a Guarda foi acionada e os agentes conseguiram recuperar o material e devolvê-lo ao proprietário.

De acordo com os registros da GCMB não houve nenhum outro caso semelhante na cidade, mas os golpes podem acontecer em qualquer agência bancária e os usuários devem ficar atentos a tudo que saia do normal, conforme orienta o coordenador da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, Gerson Marques de Almeida Júnior.

“A população deve ficar atenta quando for fazer depósitos e observar se não há nenhum equipamento diferente no caixa eletrônico, ou algo que esteja obstruindo o local de entrada do envelope. Se notar algo estranho, de imediato deve-se avisar ao órgão competente. Em horário bancário, deve-se notificar na própria agência e se for durante o final de semana, acionar a Guarda Municipal ou Polícia Militar”, conclui o coordenador, reforçando que o período mais seguro para se realizar depósitos em caixas eletrônicos é em dias de semana enquanto há expediente bancário.

Dicas de segurança

A Guarda Municipal de Barueri recomenda alguns cuidados para que golpes e roubos sejam evitados na saída do banco. Um deles é evitar horários de pico quando há muita movimentação dentro e fora das agências, principalmente em regiões centrais. Ao realizar um saque, o dinheiro deve ser bem guardado e o valor conferido somente no caixa. Deve-se ainda evitar o uso da carteira no bolso de trás da calça ou em mochila.

Dentro da agência, não se deve conversar sobre serviços e dinheiro ou aceitar ajuda de estranhos. Aos que vão de carro, devem deixar o veículo estacionado próximo ao banco e estar atentos a pessoas suspeitas. Em caso de roubo não se deve reagir.

A GCM pode ser acionada em caso de suspeitas de crimes e golpes. Solicitações de serviços e denúncias podem ser feitas através do número 153.