Câmara renova certificação de responsabilidade social

A equipe auditora foi recebida pelo presidente da Casa, o vereador Carlinhos do Açougue

A equipe auditora foi recebida pelo presidente da Casa, o vereador Carlinhos do Açougue
29 de Junho de 2018 - 11h23

A Câmara Municipal de Barueri passou por auditoria externa e assegurou por mais um ano sua certificação da norma internacional SA8000:2014, que incentiva as organizações a desenvolver, manter e aplicar práticas socialmente aceitáveis no local de trabalho. O Poder Legislativo da cidade foi o primeiro do mundo a conquistar tal selo, em 2016, além de ser pioneira no Brasil a obter as certificações de Gestão da Qualidade (ISO 9001), em 1998, e de Gestão Ambiental (ISO 14000), em 2010.

“Percebemos o comprometimento da alta direção e de todos os demais envolvidos para a manutenção e aperfeiçoamento do Sistema de Gestão da Câmara”, ressaltou o auditor líder Mitsuhisa Shoji. Os requisitos essenciais da SA8000 relacionam-se com áreas temáticas como trabalho infantil, trabalho forçado, saúde e segurança, liberdade de associação, discriminação, punição, horário de trabalho, remuneração e sistema de gestão. É a primeira norma possível de ser auditada nesta área. A certificação baseia-se nas convenções estabelecidas pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), a Declaração Universal dos Direitos do Homem e a Convenção das Nações Unidas para os Direitos das Crianças.

“A manutenção da certificação confirma que nossas práticas estão no caminho certo, com responsabilidade social e respeito ao ser humano”, comentou o presidente da Casa, Carlinhos do Açougue (DEM). “As auditorias sempre trazem consigo uma oportunidade para aprimorar e descobrir novas funcionalidades para que nosso sistema de gestão, que hoje é referência, continue em constante melhoria”, concluiu.