Barueri visa famílias fortes e prósperas com Primeira Infância

Programa foi implantado após iniciativa da deputada Bruna Furlan, que realizou curso em Harvard

Deputada federal Bruna Furlan realizou curso em Harvard para implantar o Programa Primeira Infância em Barueri
11 de Maio de 2018 - 10h18

Ações educacionais promovidas em países de primeiro mundo já estão sendo implantadas na rede municipal de ensino de Barueri. O Programa Primeira Infância foi lançado na última segunda-feira, 7 de Maio, no Teatro Municipal, com objetivo da cidade ter famílias fortes e prósperas, através de investimentos na Primeira Infância, período entre a gestação e os primeiros seis anos de idade das crianças, pois é nessa fase que elas vão se desenvolver e criar a base que será usada para o resto da vida.

Esse Programa está sendo liderado pela deputada federal Bruna Furlan (PSDB), que realizou em Harvard, uma das mais conceituadas universidades do mundo, nos Estados Unidos, o curso de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Política Educacional da Primeira Infância, e trouxe para Barueri a ideia de investir na formação das crianças para que tenham um futuro melhor.

Em prática

No último final de semana, mais de 10 mil pais e alunos já participaram de palestras em 22 maternais, recebendo orientações e uma cartilha detalhada sobre os principais temas da Primeira Infância que são: “Amar para Confiar”, “Conversar para Aprender”, “Praticar para Raciocinar”, “Brincar par Descobrir” e “Ler Histórias para Crescer”. Essa proposta aumenta as chances da criança alcançar todo seu potencial, tornando-se um adulto equilibrado, produtivo e realizado.

“Nossa gestão não tem poupado esforços para investir na Educação em Barueri. A criança em especial merece toda a atenção por intermédio de políticas públicas como esta que é implementada na cidade”, disse o vice-prefeito Roberto Piteri. “É preciso ganhar o coração das nossas crianças. E para tanto, se faz necessário uma relação de amor e confiança”, comentou a coordenadora de Educação Infantil, Janete do Valle. “Devemos evitar mentiras, a criança sabe de tudo e entende tudo”, salientou a coordenadora do Ensino Fundamental, Flávia Moreno, que também reforçou com os pais a necessidade de se estabelecer um vínculo de honestidade com os bebês. Já o secretário de Cultura, Jean Gaspar, enalteceu os cuidados com o cérebro, e que isso deve ser uma prática feita pelos pais com as crianças desde muito cedo, pois estudos científicos mostram que a capacidade de armazenamento do cérebro de uma criança é extremamente eficaz.