Oficina gratuita com a Companhia de Teatro abre a programação do 9º Festeju para esta semana

A programação do 9º Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju) desta semana começou já na manhã desta segunda-feira (04), com a oficina gratuita “O Jogo” com a Companhia de Teatro de Jundiaí, um dos corpos artísticos da Unidade de Gestão de Cultura. Com a participação de todo o elenco, a mediação da oficina ficou por conta da diretora artística, Carla Candiotto, e foi realizada na Sala São Paulo Railway do Espaço Expressa.
“Cada companhia de teatro, tem a sua forma e a sua linguagem para criar e chegar aos seus espetáculos. E as oficinas são para isso, para expor este ponto de vista e perspectiva. Por isso preparei para esta oficina de iniciantes, que leva o nome de ‘O jogo’, as técnicas do Teatro Físico que permitem o desenvolvimento para o artista que inicia seu processo, aprender o que é a presença cênica, ponto fixo e cumplicidade. Comparando, é quase como o que na Dança o bailarino adquire ao aprender Balé Clássico para, em seguida, poder explorar outras linguagens e garantir sua presença em cena”, comparou Carla.
Entre os participantes inscritos, o mais jovem foi o estudante Henrique Rocha, de 16 anos. “Decidi participar, pois este ano irei apresentar a minha primeira peça, um musical, na escola de Teatro de que faço parte. E a Companhia de Teatro de Jundiaí é uma inspiração para mim desde que a conheci, em 2023. Já assisti aos espetáculos ‘Robin Hood’ e ‘RIP’ deles e na última sexta-feira (01) vim à abertura do Mês do Patrimônio só para ver a apresentação deles, com o cortejo da Pituca, do Sebastião e do Lobisomem”, comentou o morador da Ponte São João.
Com carga de oito horas, a oficina terá mais um encontro na próxima quarta-feira (06), com mais abordagem prática e experiencial em jogos teatrais, por meio de exercícios de improvisação e dança, imaginação e refinamento do fazer teatral dos participantes.















