Teco Godoy participa da 5ª Edição da Jornada Pedagógica em Itapevi

Nos dias 28 e 29 de julho, o prefeito de Itapevi, Marcos Godoy, o Teco, participou da 5ª Edição da Jornada Pedagógica, que teve como tema central “Escola e Diversidade Étnico-Racial: Respeito às Diferenças”. O evento, promovido pela Prefeitura de Itapevi, aconteceu das 8h às 17h, no Teatro Municipal (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65 – Jardim Itapevi), e recebeu cerca de 1,5 mil gestores, professores e agentes administrativos da rede municipal de ensino.
A iniciativa teve como objetivo expandir os conhecimentos, promover a conscientização e ressignificar os trabalhos desenvolvidos nas escolas, com foco na Educação Antirracista. O evento contou com a presença de representantes da Câmara Municipal, do Conselho pela Igualdade Racial e da rede estadual de ensino.
“Combater o racismo é um dos objetivos desta Administração Municipal. Por isso, estamos empenhados em trabalhar para que todos, sem exceção, tenham seus direitos garantidos e sua identidade respeitada e valorizada”, declarou o prefeito Teco (Podemos), durante o encontro.
A programação incluiu palestras com especialistas, trocas de experiências, atividades interativas e musicais, além de stands temáticos sobre a Cultura Negra e o combate ao racismo.
A Jornada buscou incentivar as escolas a dar continuidade às ações voltadas para a educação étnico-racial, promovendo a conscientização de estudantes, educadores e funcionários, e fortalecendo a identidade das pessoas negras por meio dos trabalhos desenvolvidos na rede municipal.
Durante o evento, foi realizada a palestra “Justiça Curricular e Escola como Espaço de Reparação Histórica”, ministrada por Elias B. Brito Jr., doutor em Educação, professor de História e integrante do Grupo de Educação e Pesquisa em Justiça Curricular.
Também participaram do debate as educadoras Patrícia Dantas de Sá, com experiência em gestão escolar e projetos voltados à valorização da cultura, e Etiene Cristina da Silva Ferreira, pedagoga e pós-graduada em Cultura Afro e Indígena.
O encontro contou também com apresentações artísticas, incluindo a dança das bailarinas Monica Moreira Florindo Amaral e Ambrosia Dualc, além de uma performance musical do professor e músico Adailson Brum Pimenta.