Rio Preto bate recorde de abertura de empresas em 2025

Uma das principais ferramentas dessa estratégia é o Banco do Povo, que voltou a ganhar protagonismo

Além disso, a Prefeitura vem ampliando parcerias com instituições como o Sebrae
27 de Junho de 2025 - 18h20

Rio Preto vive um momento histórico em relação ao empreendedorismo. Em menos de seis meses de 2025, a cidade já registrou saldo positivo de 3.443 novas empresas, superando todo o volume positivo de aberturas de 2024. O dado é do instituto de verificação Data Sebrae, e foram analisados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, que celebra os avanços com foco em medidas práticas para manter esse ritmo de crescimento.

Segundo o secretário da pasta, Mario Welber, a nova fase da economia local tem como desafio “continuar fazendo o arroz com feijão bem feito”, ou seja, garantir regularização, capacitação e crédito aos negócios que surgem ou buscam se fortalecer.

Uma das principais ferramentas dessa estratégia é o Banco do Povo, que voltou a ganhar protagonismo no município. “Antes pouco lembrado, o programa de microcrédito foi reestruturado, por meio do Programa Banco do Povo no Bairro, para chegar até os bairros mais afastados, especialmente nas periferias, onde o empreendedorismo muitas vezes é a alternativa mais acessível para garantir renda e dignidade às famílias”, comenta.

Além disso, a Prefeitura vem ampliando parcerias com instituições como o Sebrae, o Ciesp e a Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto), que oferecem suporte técnico, mentoria e acesso a mercados para empreendedores de todos os portes — dos nanos e micros aos médios e grandes investidores interessados em se instalar na cidade.

“O crescimento que estamos vendo é resultado de uma equipe engajada, com orientação clara do nosso prefeito, Coronel Fábio Cândido, e de um ambiente cada vez mais propício aos negócios”, afirma o secretário.

Segundo ele, o cenário sinaliza um novo e promissor capítulo para a economia rio-pretense, impulsionado não só pelos números, mas por uma política pública que aposta na inclusão produtiva e no fortalecimento dos pequenos negócios como motor do desenvolvimento local.

Microempreendedores lideram
De janeiro a maio deste ano, Rio Preto registrou, em números absolutos, a abertura de 8.070 empresas, sendo 6.055 delas (75%) na categoria de Microempreendedor Individual (MEI). O número representa um crescimento de 11% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram abertas 7.260 empresas, segundo o Data Sebrae. Só em maio, foram 1.512 novos negócios, dos quais 1.127 MEIs.

“Rio Preto vive um bom momento para quem quer empreender. Iniciativas como o Prospera Norte e o Prospera Schmitt, em parceria com a Prefeitura e a Associação Comercial, têm facilitado o acesso ao crédito e à capacitação. Com a descentralização da Sala do Empreendedor e ações como o Banco do Povo nos bairros, os empreendedores se sentem mais preparados e confiantes para tirar seus projetos do papel”, destaca Rodrigo Matos, gerente regional do Sebrae-SP.