Prefeito de Campinas participa da cerimônia de posse do novo reitor da Unicamp

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou na tarde desta segunda-feira, 28 de abril, da cerimônia de posse do novo reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O professor Paulo Cesar Montagner assumiu oficialmente a gestão da universidade para o quadriênio 2025-2029.
Montagner sucede o professor Antonio José de Almeida Meirelles, que esteve à frente da Unicamp entre abril de 2021 e abril de 2025. A cerimônia foi realizada no Centro de Convenções da Unicamp e contou com a presença de autoridades municipais, estaduais, representantes das comunidades acadêmicas, de pesquisa e convidados.
Durante seu discurso, o prefeito Dário Saadi destacou a importância histórica da Unicamp para o desenvolvimento de Campinas e da Região Metropolitana.
"Venho aqui em nome da cidade de Campinas para destacar a importância histórica da Unicamp no desenvolvimento do nosso municÃpio, hoje uma das cidades mais importantes do Brasil. A chegada da Unicamp, há quase 60 anos, foi um marco que impulsionou Campinas em diversas áreas. Graças a essa trajetória, Campinas se tornou referência nacional em tecnologia, inovação, ensino e pesquisa — e a Unicamp teve e continua tendo papel essencial nessa transformação", disse o prefeito.
Ele também destacou o papel da universidade diante dos desafios da Saúde pública. "Também reforço a importância da universidade na área da saúde pública. A Unicamp é fundamental para enfrentar os desafios impostos pelo Sistema de Saúde, que, apesar de ser um dos melhores do mundo, enfrenta subfinanciamentos e outras dificuldades conhecidas. O trabalho da Unicamp beneficia não apenas Campinas, mas também toda a Região Metropolitana, o Interior de São Paulo e parte do Sul de Minas Gerais", destacou Dário.
Nova gestão: compromisso com a inovação e a inclusão
Em seu primeiro discurso como reitor, Paulo Cesar Montagner compartilhou sua visão para o futuro da universidade.
"Hoje me apresento para a missão mais importante da minha vida — algo que nem nos meus maiores sonhos poderia imaginar. Este projeto é uma oportunidade que renova a esperança de toda a comunidade. Mais do que apresentar diretrizes, estou aqui para reforçar o compromisso de uma universidade que acredita no futuro e valoriza a confiança. Nenhum percurso se constrói sozinho. Cada conquista é feita por pessoas que caminham juntas e acreditam na transformação."
Montagner também destacou a missão institucional. "Nossa missão vai além de difundir conhecimento: é também produzi-lo com responsabilidade, preservá-lo com zelo e compartilhá-lo de forma generosa com toda a sociedade. Queremos tornar o mundo humano um lugar mais hospitaleiro para todos. É essa hospitalidade intelectual, ética e solidária que buscamos cultivar diariamente em nossa universidade", disse. Montagner terá o professor do Instituto de QuÃmica (IQ) Fernando Coelho como coordenador-geral da Universidade - ele também participou da posse.
Já o agora ex-reitor, o professor Antonio José de Almeida Meirelles destacou o legado que está deixando na instituição. "A Unicamp é uma construção coletiva, fruto da contribuição de toda a comunidade acadêmica. O que somos hoje é resultado da capacidade de construir consensos e maiorias a partir da diversidade. Agradecemos também ao conjunto dos poderes públicos — Legislativo, Judiciário e Executivo — que caminharam ao nosso lado na missão de ensinar, pesquisar e formar pessoas no mais alto nÃvel. Essa trajetória é comprovada pelo crescimento da Unicamp nos rankings internacionais, que a posicionam entre as melhores universidades do mundo", afirmou.