Prefeito Dário Saadi inaugura conclusão das obras de requalificação do Terminal Parque Dom Pedro

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, entregou na manhã desta quinta-feira (10), a requalificação do Terminal Shopping Dom Pedro, em Campinas. A obra, acompanhada pela Emdec, integra o cronograma de realizações dos primeiros 100 dias da nova gestão e reforça o compromisso da Administração municipal com a melhoria da mobilidade urbana e da infraestrutura dos terminais da cidade.
“Quero agradecer o Parque Dom Pedro e toda a equipe da Emdec e da Secretaria de Transportes pela parceria que resultou nesse terminal totalmente revitalizado. As melhorias aqui realizadas aumentam o conforto e a segurança dos usuários; e dão a oportunidade de ampliar o número de linhas que circulam aqui”, destacou o prefeito Dário Saadi. “A gestão do transporte público é um desafio em todas as grandes cidades do país, até porque no Brasil não existe investimento federal ou estadual na operação do transporte. Mas estamos enfrentando esse desafio e fazendo o máximo possível para dar um transporte de qualidade para a população”, completou.
O presidente da Emdec, Vinicius Riverete, aproveitou para relembrar as ações realizadas para melhorar a qualidade do transporte público. “Revitalizamos os terminais Central, Barão Geraldo, Padre Anchieta, Mercado e a Estação Expedicionários. Levamos quase 2 mil abrigos às regiões mais afastadas da cidade e estamos colocando pavimento de concreto em 60 paradas de ônibus, a licitação do transporte avança e 50 novos ônibus estão chegando para reforçar a frota”, disse. “E aqui, no novo Terminal Shopping Dom Pedro, vamos ampliar, em breve, o número de ônibus atendendo os usuários. Além disso, estamos estudando a construção dos terminais Campo Belo, Amarais, além do Galeria e Itajaí”.
“A gestão do transporte não para na operação dos ônibus, envolve também infraestrutura. Essa requalificação garante conforto, segurança e qualidade de vida para quem trabalha e utiliza o shopping. E é importante frisar tudo o que a gestão Dário Saadi tem feito pelo transporte, incluindo, mais recentemente, o avanço da licitação, que está em consulta pública e a chegada de 50 novos ônibus”, disse o secretário de Transportes, Fernando de Caires.
O superintendente do Parque Dom Pedro, Rafael Marques, enfatizou que “6 mil funcionários que trabalham aqui todos os dias estão sendo benefícios com mais conforto e segurança, garantindo assim mais dignidade na chegada e no retorno para casa”.
Os investimentos foram da ordem de R$ 1 milhão; e beneficiam em torno de 30 mil usuários, por dia útil, do espaço. As obras começaram em outubro do ano passado (2024).
A revitalização do Terminal foi fruto de contrapartida pela implantação do Parque Dom Pedro; e atende termo de compromisso firmado com o Ministério Público (MP). A Emdec acompanhou e recebeu a obra.
Na cerimônia de entrega da revitalização do espaço também estavam presentes a arquiteta Maria Rita amoroso; os diretores da Emdec, Luiz Carlos Sardinha (Operações) e Thaís Faria Ramos da Costa (Projetos Estratégicos e Cidade Inteligente); a chefe de Gabinete, Giselle Normanha Biagi de Godoi; os diretores da Setransp, Aparecido Souza Santos (Cidão Santos) e João Beato, além de gestores e coordenadores da Emdec.
Requalificação
A requalificação do Terminal Shopping Dom Pedro abrangeu a substituição dos abrigos de ônibus pelo modelo “Glicério” (assentos individuais, cobertura de material leve e resistente a impactos, iluminação LED e tomada USB); e a identificação visual com informações sobre as linhas. Também foi realizada a acessibilidade do espaço, com implantação de piso tátil.
O Terminal ganhou novos banheiros acessíveis e espaço família (fraldário). Também nova sinalização horizontal e vertical, melhorias na pavimentação, bueiros e guias.
Foi construído um refeitório para atender aos motoristas de ônibus e trabalhadores do local. O espaço recebeu novas lixeiras e bancos de concreto.
A usuária Érica Silva Martins aprovou as melhorias. “Ficou ótimo. Os abrigos melhoraram e ficou mais fácil de identificar as linhas que atendem cada ponto. Agora tem sanitários e mais segurança”, disse.
Terminal Shopping Dom Pedro
O Terminal Shopping Dom Pedro fica na avenida Wagner Samara, no Jardim Santa Genebra. O espaço fica ao lado do Shopping Parque Dom Pedro.
O Terminal é atendido por 14 linhas do sistema de transporte coletivo municipal. São elas: 116; 119; 171; 210; 240; 244; 266; 300; 329; 329.1; 338; 371; 377; e 381. Juntas, elas transportaram, em fevereiro, cerca de 30 mil passageiros por dia útil.