Prefeito Dário Saadi é reeleito vice-presidente da FNP para Saúde

Dário Saadi vai liderar a discussão das políticas públicas da área em âmbito nacional

O mandato vai até abril de 2027
5 de Maio de 2025 - 14h11

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, foi reeleito nesta segunda-feira, 7 de abril, em Brasília, vice-presidente da área de Saúde da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O mandato vai até abril de 2027.

Em janeiro deste ano, Saadi foi eleito presidente do Consórcio Conectar, criado em 2021, durante enfrentamento à pandemia, para atuar na compra de vacinas contra a Covid-19. Com o consórcio, as cidades podem se unir para comprar os mesmos produtos. Dessa forma, aumenta o quantitativo, o volume de compras e o preço cai.

"A recondução à vice-presidência de Saúde da FNP, logo após minha eleição à presidência do Consórcio Conectar, reforça nosso compromisso em liderar, em nível nacional, a modernização das políticas públicas de saúde e a inovação nas compras públicas e contratações de serviços voltados à saúde digital nas cidades brasileiras", afirmou Dário.

Na vice-presidência da área de Saúde, Dário Saadi vai liderar a discussão das políticas públicas da área em âmbito nacional, como a atualização da tabela SUS, que, em alguns casos chega a uma defasagem de 17.000%. Uma consulta de fisioterapia, por exemplo, é tabelada em R$ 6,35, enquanto uma consulta médica de especialidade custa R$ 10. Além disso, cada vez mais as prefeituras estão investindo recursos municipais na Saúde da cidade.

Atualmente, Campinas arca com 75% do total de gastos da Saúde em serviços próprios. Os 25% restantes ficam com o Estado e com a União.