Verdadeiro Significado do Perdão

"Não fique ofendido facilmente, pois ficar ofendido é a marca dos tolos"

Na verdade, a Bíblia condena quem acha que ações erradas são inofensivas ou aceitáveis (Isaías 5:20)
7 de Dezembro de 2017 - 19h29

A palavra grega traduzida “perdão” quer dizer literalmente “abrir mão, deixar ir embora”. É como se alguém abrisse mão do pagamento de uma dívida. Perdoamos outros quando deixamos de guardar ressentimento. Além disso, abrimos mão de qualquer compensação pelas mágoas ou prejuízos que tivemos. A Bíblia ensina que o verdadeiro perdão nasce de um amor que não procura seus próprios interesses. Esse amor não contabiliza os erros – “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor”, 1 Coríntios 13:4,5.

Devo fechar os olhos aos erros de outros? Na verdade, a Bíblia condena quem acha que ações erradas são inofensivas ou aceitáveis (Isaías 5:20).
Devo fingir que nada aconteceu? Deus perdoou pecados graves do rei Davi, mas não o livrou das consequências de suas ações. Deus até mesmo fez com que os pecados de Davi fossem escritos na Bíblia; assim, eles são lembrados até hoje. (2 Samuel 12:9-13)

Deve permitir que outros se aproveitem de você? Por exemplo, imagine que você empresta dinheiro a um amigo, mas ele desperdiça tudo e depois não consegue lhe pagar como tinha prometido. Ele se arrepende e pede desculpas. Você pode decidir perdoá-lo. Isso quer dizer que você não guardará ressentimento nem ficará falando sobre o assunto. Mesmo assim, pode decidir não emprestar mais dinheiro a esse amigo (Salmo 37:21; Provérbios14:15; 22:3; Gálatas 6:7).

Devo desculpar a todo e qualquer erro? Pecadores que não se arrependem se tornam inimigos de Deus, e ele não exige que perdoemos aqueles que ele não perdoa (Salmos 139:21, 22). E se você for vítima de um ato cruel e a pessoa que fez isso se recusa a pedir desculpas e admitir o erro? A Bíblia dá o seguinte conselho: “Deixe a ira e abandone o furor”, Salmo 37:8.

Mesmo não desculpando o erro, você pode impedir que a ira tome conta de você. Confie que Deus julgará a pessoa (Hebreus 10:30, 31). É muito consolador saber que em breve Deus tirará do nosso coração qualquer mágoa ou dor que tenhamos que suportar, por mais profunda que seja (Isaías65:17; Apocalipse 21:4).

Devo “desculpar” todo aparente deslize das pessoas? Em alguns casos, precisamos reconhecer que ficamos ofendidos sem real motivo. A Bíblia diz: “Não fique ofendido facilmente, pois ficar ofendido é a marca dos tolos”, Eclesiastes 7:9.