Defesa Civil de Barueri forma 17 novos socorristas

O curso com 89 horas-aula teóricas e 142 práticas teve início em 15 de janeiro

Todos da mesa solene fizeram uso da palavra e elogiaram a iniciativa da organização e do empenho dos alunos
16 de Fevereiro de 2024 - 07h45

Na manhã de sexta-feira, dia 9, ocorreu a formatura de 17 novos socorristas da Defesa Civil de Barueri, ligada à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS) e de outras Secretarias: Esportes, Administração e Mobilidade Urbana (Semurb). Eles concluíram o Curso de Atendimento Pré-Hospitalar.

Robson Dias Pereira, coordenador adjunto da Defesa Civil, orador do evento, anunciou os componentes da mesa solene: Sílvio Macedo, secretário da Família; Roberto Lago, coordenador da Defesa Civil; Francisco Alves Cangerana Neto, secretário adjunto de Segurança Urbana e Defesa Social; Marcus Aparecido Guedes Ramos, comandante da Guarda Civil Municipal e da vereadora Cristiane Aparecida Lourenço (Cris da Maternal).

Todos fizeram uso da palavra e elogiaram a iniciativa da organização, do empenho dos alunos (agora socorristas) e da cordialidade de todas as Secretarias que cederam espaço para a realização do curso (Secretaria da Família e Secretaria de Educação) e também do 18º Grupamento de Bombeiros de Barueri.

A empresa Ortopratika também foi citada por ter fornecido equipamentos de imobilização de acidentados, bolsa de oxigenoterapia, manequim de ressuscitação cardiopulmonar e desfibrilador externo automático de treinamento.

A banda da Guarda Civil, sob a regência do maestro Moni da Silva, se fez presente executando o Hino Nacional Brasileiro, o Hino de Barueri e alguns sucessos internacionais (“New York, New York” dentre eles).

Conteúdo programático

Elaborado de acordo com o estabelecido na portaria 2.048 de 05/11/2002 do Ministério da Saúde, o curso com 89 horas-aula teóricas e 142 práticas teve início em 15 de janeiro, sob o comando do coordenador Robson, auxiliado diretamente por Fabiana Queiroz Aquino, chefe do Departamento de Gestão de Risco.

Temas abordados

Anatomia e fisiologia; manejo de vias aéreas e ressuscitação cardiorrespiratória; biossegurança; ferimentos, hemorragia, bandagens e choque; traumas musculoesqueléticos e imobilização; remoção de vítimas; assistência ao parto e cuidados com recém-nascidos; salvamento aquático; salvamento em altura; salvamento terrestre; acidentes com múltiplas vítimas e emergências clínicas.