Santana de Parnaíba apresenta redução nos índices criminais

Santana de Parnaíba se mantém no posto de mais segura da região metropolitana desde 2014

Devido aos fortes investimentos, a cidade já foi premiada pelo Connected Smart Cities, como a mais segura do Brasil
14 de Fevereiro de 2024 - 11h14

Os fortes investimentos da Prefeitura em segurança têm proporcionado importantes resultados à cidade. De acordo com os últimos dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo - SSP, Santana de Parnaíba segue como a mais segura da região metropolitana de São Paulo e ainda apresentou redução expressiva em alguns indicadores criminais.

Na comparação entre o ano de 2022 e 2023, por exemplo, o município apresentou queda de 58,33% em homicídio doloso, 7,59% em roubo, redução de 27,50% em roubo de veículos e 13,89% em furto de veículos, além de não apresentar nenhuma incidência nos crimes de latrocínio. O efetivo da Guarda Civil Municipal conta com 381 profissionais que frequentemente realizam operações de prevenção no município, como a “Operação Cidade Segura” que realiza bloqueios em pontos estratégicos da cidade a fim de reduzir possíveis ações criminosas.

Além de outras ações que fazem com que Santana de Parnaíba se mantenha no posto de mais segura da região metropolitana desde 2014. A permanência como a cidade com os menores indicadores criminais se deve às políticas públicas realizadas pela gestão ao longo dos últimos 10 anos, entre as quais estão os treinamentos contínuos da GCM, aquisição de armas e equipamentos, novas viaturas, implantação de iluminação de LED em todo o município, a implantação da Delegacia de Defesa da Mulher e do Espaço de Proteção e Amparo para as Mulheres, e da Patrulha Guardiã Maria da Penha.