Presidente Lula se emociona ao inaugurar escola com nome do neto Arthur

A escola vai atender estudantes até o quinto ano do ensino fundamental, com nove salas climatizadas

Presidente Lula durante inauguração da Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva, em Belford Roxo (RJ)
13 de Fevereiro de 2024 - 09h20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se emocionou, nesta terça-feira, 6 de fevereiro, ao inaugurar a Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva, em Belford Roxo, na região metropolitana do Rio de Janeiro. A unidade de ensino, que terá capacidade para 1 mil alunos, foi batizada em homenagem ao neto de Lula que morreu em 2019, aos 7 anos.

“É uma creche de primeiro mundo que leva o nome do meu neto. Então, eu, a mãe do Arthur, o pai do Arthur, o tio do Arthur, os amigos do Arthur, agradecemos de coração o coração do Waguinho (prefeito de Belford Roxo) em construir para nós essa creche”, afirmou Lula, que está no Rio de Janeiro para uma série de agendas, como o anúncio de investimentos federais nas áreas de educação e saúde em Belford Roxo.

Lula lembrou que a morte do neto foi um “choque”. “O meu neto, vocês sabem, ele morreu quando eu estava na Polícia Federal, e ele morreu de forma muito rápida. Ele chegou em casa com dor de cabeça, deitou e de manhã, quando foi para o hospital, já morreu. Foi uma coisa impensada, foi um choque muito grande”, disse.

A UNIDADE – A Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva vai atender estudantes até o quinto ano do ensino fundamental com nove salas climatizadas e telas interativas; laboratório de informática, coordenação, direção e secretaria; refeitório amplo e banheiros; arquivo; cozinha; quadra poliesportiva coberta e rampa de acessibilidade.

A unidade é uma escola padrão que oferece espaços planejados para leitura, vídeo, informática e lazer, com conforto e segurança para alunos e professores.

EDUCAÇÃO E SAÚDE – Também em Belford Roxo, o presidente Lula participou, nesta terça, do evento de anúncio da construção da sede definitiva do campus Belford Roxo do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). O empreendimento terá R$ 15 milhões do Ministério da Educação (MEC). Desde 2016, a unidade funciona em espaço provisório.

Na ocasião, foi anunciada ainda a construção do Hospital Oncológico, que contará com investimento de cerca de R$ 40 milhões para procedimentos de alta e média complexidade e atenção primária (atendimento básico), estrutura de UTI adulto e infantil, centros cirúrgicos e quimioterapia, entre outros.