Presidente Lula e diretor-executivo da AIE debatem transição energética e inclusão social

Governo brasileiro e Agência Internacional de Energia conversaram sobre a transição energética

Ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia), o diretor-executivo da AIE, Fatih Birol, e o presidente Lula em Brasília
1 de Fevereiro de 2024 - 07h24

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, receberam nesta quarta-feira, 31 de janeiro, o diretor executivo da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol.

Transição energética e inclusão social foram os principais temas do encontro, no qual Birol ofereceu o apoio da AIE ao Brasil na organização do G20 e da COP30, a ser realizada em Belém do Pará em 2025.

O diretor-executivo da AIE ressaltou a importância da visão do Brasil na área de energia, que entende a transição energética como ferramenta para promoção de uma maior inclusão social.

Tanto o governo brasileiro quanto a AIE consideram fundamental que a inclusão, bem como as condições dos países de renda mais baixa, seja considerada na agenda de transição energética.

O status do mercado internacional de energia e a posição de vantagem do Brasil em energias renováveis, como biocombustíveis, eólica e solar também foram debatidas.

O Brasil é membro associado da AIE, instituição que comemora 50 anos em 2024, desde 2017. Nos últimos anos, o governo brasileiro e a agência vêm intensificando a colaboração bilateral, especialmente em temas como transição energética justa, financiamento para a transição energética e bioenergia.

Neste ano, a agência participa como convidada do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas e da Força-Tarefa para Mobilização Global contra a Mudança do Clima do G20, sob presidência brasileira.

A AIE é uma das organizações mais respeitadas do mundo no setor energético. Suas publicações, como o “World Energy Outlook” e o “Net Zero by 2050”, são referência nos processos de tomada de decisão de governos e de empresas.