Lula se reúne com chanceler chinês em encontro preparatório para visita do presidente da China

A reunião expressou a relação estratégica e a forte amizade entre os dois países

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante audiência concedida ao ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Li
24 de Janeiro de 2024 - 06h39

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta sexta-feira, 19 de janeiro, o ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi. O encontro ocorreu na Base Aérea de Fortaleza (CE), onde Lula participou de agendas durante o dia. A viagem do chanceler chinês é preparatória para uma visita de estado do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, a ocorrer, em principio, em data próxima à da reunião de líderes do G20, no Rio, em novembro.

O ministro trouxe os cumprimentos do presidente Xi Jinping e a reunião expressou o desejo mútuo de manutenção e desenvolvimento da forte relação e amizade entre Brasil e China. Na ocasião, Lula reafirmou a posição brasileira de reconhecimento da existência de “uma só China”.

Durante o encontro, Lula e Wang Yi conversaram sobre os investimentos no Brasil da BYD, que está montando uma fábrica de automóveis na Bahia. O presidente brasileiro e o chanceler chinês falaram também sobre a atual conjuntura internacional, trataram da crescente parceria entre Brasil e China no setor de energias renováveis e discutiram projetos e ações conjuntas na África. Wang Yi ressaltou que o Brasil é uma prioridade da diplomacia chinesa.

Foto: Ricardo Stuckert / PR