Programa Saúde Animal realiza campanha de combate aos maus-tratos contra animais em Cajamar

O APP Cajamar conta com um canal exclusivo para denunciar casos de maus-tratos contra animais

Além de cruel e desumano, abandonar animais em locais públicos é crime previsto pela Lei de crimes ambientais
12 de Dezembro de 2023 - 09h29

O mês de dezembro é o mês dedicado para a campanha ‘Dezembro Verde’, que faz o alerta sobre o combate aos maus-tratos e ao abandono de animais. A Secretaria do Meio Ambiente, através do Programa Saúde Animal, apoia essa causa e busca sensibilizar a população sobre o problema do abandono de animais domésticos, visando estimular a guarda responsável dos bichos de estimação.

Ter um animal de estimação exige compromisso. Além de cruel e desumano, abandonar animais em locais públicos é crime previsto pela Lei de crimes ambientais. Por isso, é importante ter consciência de que, ao adquirir um animal de estimação é necessário ter compromisso, visto que, abandono também é uma forma de violência.

Ao tomar uma atitude de adotar um cachorro ou gato, é necessário levar em conta todas as necessidades que o pet terá do decorrer da vida, para assumir uma posse responsável. Muitas vezes acontece a impulsividade para pegar um filhote, no entanto, é importante ter ciência que depois que crescem, eles dão mais despesas com comida e precisam de mais espaço e atenção.

Infelizmente, durante este período de férias o número de abandono de animais domésticos aumenta de maneira significativa. Os donos têm uma programação para esta época e, quando viajam, muitas vezes preferem deixar o cachorro ou o gato na rua do que procurar uma alternativa. Não cometa este ato de crueldade. Deixe seu pet aos cuidados de alguém de confiança ou em um local especializado neste tipo de serviço. Não se esqueça que abandonar animais é crime.

Você também pode ajudar a acabar com este ato de crueldade. O APP Cajamar conta com um canal exclusivo para denunciar casos de maus-tratos contra animais. Caso presencie alguma situação de maus tratos denuncie. Ao fazer a denúncia, é possível incluir as informações com a descrição, localização, até fotos da ocorrência. Através desses dados, um agente do departamento de Bem Estar Animal irá até o local para verificar o caso.