Presidente Lula inaugura curso de matemática no IMPA

O presidente participou do credenciamento do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)

Para o presidente Lula, o que faltava no país era oferecer mais oportunidades aos estudantes
7 de Dezembro de 2023 - 08h48

Nesta quarta-feira, 6 de dezembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, no Rio de Janeiro, do evento de credenciamento do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) como instituição de ensino superior e da autorização para o início das atividades de seu programa de graduação, o IMPA Tech , com o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação.

O presidente celebrou a inauguração do primeiro curso de graduação no IMPA e afirmou que “educação é o investimento mais extraordinário que um governo pode fazer”. Para Lula, o que faltava no país era oferecer mais oportunidades para os estudantes e “dar a estrutura para que eles se transformem em gênios”. Os alunos do curso de Matemática terão apoio financeiro, moradia e alimentação.

O IMPA Tech é um curso de ensino superior financiado pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com a parceria da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Na ocasião, foi celebrada a abertura do processo seletivo para a primeira turma de bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação. O curso tem o objetivo de capacitar os estudantes para entrar de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação e vai atender alunos de todo o país.

Lula ainda destacou que é necessário que o Brasil forme mais profissionais em cursos que são importantes para o desenvolvimento de um país. Segundo ele, “é preciso que a gente pegue aqueles cursos que são, hoje, primordiais para o desenvolvimento de uma nação. Aquilo que o mundo necessita para que a gente possa ser mais competitivo”.

Medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Melissa Mariana Guedes de Sousa, 14 anos, representou os estudantes e disse que considera a matemática muito importante em sua vida. “É algo muito legal e interessante, que está em todo lugar. Me ajuda a explicar as coisas que estão ao meu redor e a saber o que está acontecendo”, afirmou Melissa. Ela acredita que o IMPA Tech “vai ser uma ótima oportunidade para todos os medalhistas ao abrir muitas portas”.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou que a conexão entre academia e setor produtivo é fundamental e que o IMPA Tech poderá ajudar a sanar o déficit de profissionais nessa área e também a elevar os índices de inovação do Brasil com impactos positivos na competitividade das empresas e na economia brasileira.

“É bom que a gente realce que ele será referência e será gratuito, democrático e que vai projetar mais e mais esses talentos. As Olímpiadas revelam talentos e estimulam o estudo e interesse pelo conhecimento. E, agora, os alunos que se sobressaem poderão garantir a continuidade da sua formação nesse grande instituto de matemática do nosso país”, afirmou a ministra Luciana.

O ministro da Educação, Camilo Santana, considerou que a inauguração do IMPA Tech ocorre em um momento importante para o Brasil, pois, de acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), 73% dos estudantes brasileiros não alcançaram o nível básico em matemática. “Esse ato de hoje vem em um momento importante, em que nós precisamos dar um salto de qualidade na aprendizagem de matemática, estimular os nossos jovens, a formação dos professores. É necessário aproveitar os talentos dos jovens brasileiros.”

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, ressaltou que a matemática é capaz de gerar muita riqueza para o país e que esse é um dos objetivos do projeto de graduação, com a capacitação de profissionais. “Para que nós sejamos capazes de produzir riqueza por meio do conhecimento matemático, nós precisamos de profissionais capazes, não só de conhecer a matemática, mas de utilizá-la para mudar o mundo. É disso que essa proposta trata aqui.”

As aulas no IMPA Tech terão início já em 2024 e atenderão até 100 alunos no primeiro ano, com investimentos de R$ 16,7 milhões. Em quatro anos, serão 400 estudantes atendidos, ao custo anual de R$ 55,9 milhões. Os alunos terão apoio financeiro e moradia oferecida pela prefeitura do Rio de Janeiro. A seleção usará o desempenho dos estudantes em olímpiadas de conhecimento ou pela nota em Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

SELEÇÃO – Para 2024, a seleção usará o desempenho dos estudantes em olimpíadas do conhecimento e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, serão ofertadas até 80 vagas distribuídas entre alunos medalhistas do nível 3 (premiação nacional) da OBMEP, promovida pelo IMPA; do nível 3 da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM); das modalidades A ou B da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ); dos níveis 2 ou 3 da Olimpíada Brasileira de Física (OBF); e da modalidade programação, nos níveis 1 ou 2 do ensino médio, da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

De acordo com o edital, cada medalha garante uma pontuação diferente no processo de seleção. Outras 20 vagas serão oferecidas para candidatos com melhor desempenho em Matemática no Enem. As inscrições para a graduação devem ser feitas pelo site do IMPA Tech até 28 de dezembro.

IMPA – O Instituto de Matemática Pura e Aplicada é um centro de pesquisa e pós-graduação em matemática de reconhecimento internacional, com cursos de doutorado, mestrado e mestrado profissional. A unidade de ensino e pesquisa é qualificada como Organização Social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e ao Ministério da Educação (MEC). Também é organizador da OBMEP, a maior olimpíada científica do mundo em número de participantes.

Foto: Ricardo Stuckert/PR