Lula se encontra com ex-presidente do FMI e ex-chanceler da Alemanha

Na conversa com Horst Köhler, presidente brasileiro abordou o endividamento da África

Horst Köhler e o presidente Lula durante encontro na Alemanha nesta terça-feira (05)
6 de Dezembro de 2023 - 11h19

No último dia de agenda de trabalho na Alemanha, nesta terça-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou um encontro com o ex-chanceler alemão e ex-presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Horst Köhler, para abordar temas como a necessidade de equacionar o endividamento de países africanos e o esgotamento de instituições multilaterais diante do atual cenário geopolítico internacional.

Köhler deu os parabéns a Lula por ter conseguido, em suas gestões anteriores à frente da Presidência, pagar antecipadamente a dívida que o Brasil tinha com o FMI. “Isso não acontece muito”, ressaltou. Eles abordaram as dívidas dos países africanos com o Fundo na perspectiva de como isso dificulta o desenvolvimento econômico dessas nações, e citaram a instabilidade em alguns territórios, com conflitos armados, como outra vertente dos desafios atuais no continente.

G20 - Lula antecipou a Köhler a intenção de debater no G20 como os países podem trabalhar para atingir os objetivos de desenvolvimento para 2030. O Brasil assumiu, na última sexta-feira, a Presidência do G20. O mandato tem duração de um ano e se encerra em 30 de novembro de 2024. É a primeira vez que o país ocupa essa posição na história do grupo no formato atual.

Na liderança do G20, o Brasil pautará assuntos prioritários do terceiro mandato do presidente Lula: o combate à fome, à pobreza e à desigualdade, além das três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômico, social e ambiental) e a reforma da governança global.

“Queremos maior participação dos países emergentes nas decisões do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional. A insustentável dívida externa dos países mais pobres precisa ser equacionada. A OMC tem que ser revitalizada e seu sistema de solução de controvérsias precisa voltar a funcionar. Para recuperar sua força política, o Conselho de Segurança da ONU precisa contar com a presença de novos países em desenvolvimento entre seus membros permanentes e não permanentes”, afirmou Lula, em pronunciamento na semana passada.

ACORDOS - No primeiro dia de agenda, na segunda-feira, o presidente Lula teve encontros com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, com a chefe do Conselho Federal Alemão, Manuela Schwesig, e com o chanceler do país, Olaf Scholz.

Na pauta da II Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível Brasil - Alemanha, a ampliação de oportunidades empresariais e de parcerias governamentais entre os países.

Ao fim, foi assinada uma declaração conjunta de intenções em projetos de interesse mútuo em áreas como promoção da industrialização verde, agricultura de baixo carbono, bioeconomia e meta de desmatamento zero até 2030, além de uma declaração conjunta sobre integridade da informação e combate à desinformação.

Foto: Ricardo Stuckert / PR