Jandira apresenta plano inovador para gestão de resíduos sólidos

Administração municipal investe na qualidade de vida da comunidade e na sustentabilidade da cidade

Jandira reitera seu compromisso em promover práticas de gestão de resíduos sólidos cada vez mais eficientes
20 de Novembro de 2023 - 10h42

A Prefeitura de Jandira reitera seu compromisso em promover práticas de gestão de resíduos sólidos cada vez mais eficientes e sustentáveis. Com foco neste objetivo, o município está direcionando esforços para fortalecer o Programa de Educação Ambiental, enraizado no CMMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente), investindo em parcerias estratégicas para o desenvolvimento de um plano abrangente.

Recentemente, a administração municipal formalizou uma colaboração crucial com a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em especial com trabalhos direcionados à conceituada USP (Universidade de São Paulo). Esta aliança, que entrou em vigor há pouco tempo, destaca a preocupação da municipalidade em ter profissionais altamente capacitados para estarem à frente do segmento.

Entre os funcionários pertencentes à equipe, destacam-se:

• Ulisses Sales - Coordenador Geral;
• PhD Eng. Túlio Queijo de Lima - Coordenador Técnico;
• MSc. Eng. Izabella Aversa - Engenheira Ambiental;
• MSc. Aline Doria de Santi - Gestora e Analista Ambiental;
• Giovana Negro - Engenheira Ambiental.

A equipe multidisciplinar está empenhada na revisão, atualização e elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), em continuidade à minuta do PMGIRS apresentada em 2017, porém sem regulamentação. Uma das principais metas do grupo é ampliar a sensibilização dos cidadãos de Jandira sobre a importância da segregação dos resíduos sólidos na geração, esclarecendo quais resíduos são de responsabilidade do poder público e quais devem ser gerenciados pelos geradores.

Além disso, o plano será pautado em diretrizes sólidas, incluindo leis federais e regulamentações estaduais, visando estabelecer práticas eficientes para o gerenciamento de resíduos sólidos, alinhadas aos objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS): não-geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

A busca por ações que caminhem em direção ao desenvolvimento sustentável é um dos pilares fundamentais para que haja comprometimento com o bem-estar da comunidade e o futuro do planeta. Em Jandira, essa missão representa uma das grandes responsabilidades da gestão para com o meio ambiente e a qualidade de vida dos munícipes.

“Durante recente reunião do Conselho de Meio Ambiente, o andamento da elaboração do PMGIRS de Jandira foi apresentado aos conselheiros, demonstrando a determinação da administração em garantir que todas as propostas e iniciativas sejam abrangentes e inclusivas, refletindo o compromisso do município em promover um futuro mais limpo e sustentável para todos os cidadãos”, disse Ulisses Sales.

Sobre a FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas

A FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1973, que apoia instituições de ensino e pesquisa, principalmente o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da FEA-USP. Seu foco abrange ensino, pesquisa, projetos e indicadores econômicos e financeiros. A FIPE utiliza a economia como base para analisar aspectos econômicos e sociais, contribuindo para debates, contratos eficientes, conhecimento significativo, políticas públicas e bem-estar. Seus objetivos incluem contribuir para o crescimento econômico, fortalecer o sistema produtivo, aumentar a competitividade, melhorar a distribuição de renda, eliminar a pobreza e formar profissionais de alto nível por meio de cursos de extensão e pós-graduação.