Barueri inicia ações do Plano Preventivo Chuvas de Verão

Plano realiza o monitoramento de dados pluviométricos, previsão meteorológica e observação de campo

Prefeitura também está construindo piscinões para prevenir enchentes e alagamentos
10 de Novembro de 2023 - 15h25

Diversos órgãos da Prefeitura de Barueri já começaram a desempenhar as ações relativas ao Plano Preventivo Chuvas de Verão 2023/2024. Encabeçada pela Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social, por meio da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, a iniciativa exige a união de forças de diversos setores para garantir um verão tranquilo e seguro no que tange às intempéries climáticas.

A primeira reunião ocorreu na segunda-feira (06), e serviu para nortear os integrantes do grupo de trabalho. O objetivo é intensificar a prevenção, prestar rápido atendimento às emergências e um apoio assistencial eficiente. A operacionalização do Plano se baseia em três pontos principais: monitoramento de dados pluviométricos, previsão meteorológica e observação de campo.

O Plano Preventivo Chuvas de Verão obedece ao decreto 9.672, de 21 de outubro de 2022, que vigora no período de 1º de novembro a 31 de março do ano subsequente, com possibilidade de prorrogação conforme situação meteorológica de risco. O período foi delimitado com base na incidência das chamadas chuvas de verão, quando aumenta consideravelmente a vazão pluvial e, consequentemente, o risco de enchentes, alagamentos, inundações e deslizamentos de encostas no município.